Como seria a vida do leitor se vivesse a cerca de 300 km de distância do seu local de trabalho? Uma correria? Pois foi isso que quisemos perceber quando combinámos esta reportagem com Jorge Gabriel, 45 anos.
Desde o início do ano que se divide entre o Porto, cidade em que vive há 12 anos, e Lisboa, onde apresenta o programa diário da RTP “Portugal no Coração”. “Faço 2600 km por semana. Estas viagens servem para me descontrair, para relaxar! E não é perigoso porque cumpro os limites de velocidade e paro quando me apetece”, garante o apresentador da RTP.
Dos cinco dias em que grava o programa da tarde, Jorge Gabriel passa as noites de segunda e quinta-feira num hotel perto da RTP para descansar. Nos outros dias, conduz até Vila Nova de Gaia, para ver a mulher, Filipa Gameiro, e as duas filhas adolescentes, Mariana, de 13 anos, e Madalena, 11.
Aos fins de semana, ainda dirige “Aqui Portugal” e participa no programa desportivo “Trio d’Ataque”, gravado no Porto. Com tantos quilómetros e trabalho, a vida pessoal fica difícil de gerir. Só fica mais perto de Duarte, o o filho de 21 anos, que vive em Lisboa. “A minha família reclama, mas também sabe qual é a minha atividade profissional, que somos um bocadinho saltimbancos e temos de andar atrás das oportunidades!”, explica.
A situação é, para já, “uma fase”, mas fala-se que o apresentador poderá voltar a estar à frente do programa das manhãs. “Estou disponível para fazer aquilo que a RTP considerar que é útil. Sabem onde vivo e para qualquer decisão definitiva na minha vida teremos de chegar a um entendimento!”, conclui.