Determinado a lutar contra a obesidade mórbida e para evitar um terceiro enfarte,
José Carlos Malato, de 50 anos, submeteu-se no passado dia 19 de janeiro a uma operação de redução do estômago e intestino delgado que lhe permitirá perder bastante peso durante os próximos meses. O apresentador da RTP1 realizou um bypass gástrico em Y de Roux . O internamento no British Hospital, em Lisboa, durou até ao passado dia 22. A
tvmais esteve com Malato, perto de sua casa, quatro dias depois de este receber alta hospitalar. De sorriso no rosto, mostrou-se em plena forma.
“O cardiologista e o cirurgião aconselharam-me a avançar. Não estava a morrer, mas já sentia muitas dores nas pernas, pés e estava com diabetes. Tudo junto era assustador”, afirma o apresentador que, cerca de três semanas antes da operação, iniciou uma dieta bastante rigorosa:
“Teve de ser. E além disso, dez dias antes, só pude beber líquidos. Desde então até hoje, já perdi 11 quilos”.
Antes da intervenção, conversou com outros utentes que passaram pelo mesmo processo e pensou no que poderia acontecer durante a cirurgia.
“Tive medo, mas é normal.”
Apesar de ser bastante evasiva, a intervenção não podia ter resultado melhor.
“A operação correu muito bem. Fui muito bem tratado pelo doutor Jorge Limão, que é um especialista na área. Foi-me dada um anestesia geral que teve grande efeito e, por isso, o meu acordar foi mais complicado. Estive cinco horas a dormir nos cuidados intensivos”, conta o apresentador, que passou as 48 horas seguintes
“sem comer, apenas a soro”.
Quatro dias após a operação e a recuperar lentamente, Malato já consegue apontar excelentes resultados.
“Sinto-me rejuvenescido, com mais qualidade de vida. As dores que tinha desapareceram. Também espero curar a diabetes, pois esta operação permite isso mesmo. Ganhei uma vida nova”, revela o apresentador, que, inclusive, deixou de fumar há vários meses e frequenta o ginásio sempre que lhe é possível. Por enquanto, os dias serão passados em sua casa, mas o regresso ao trabalho já está agendado. “
Vou estar a descansar, mas não deixo de dar as minhas caminhadas diariamente. Dia 13 de fevereiro vou para a Madeira e, no dia seguinte, apresento uma emissão especial de Carnaval.”