Maria João Bastos, que recentemente perdeu a sua cadelinha, Amélie, fala da sua dor e relata o que aconteceu.
“Hoje foi mais um dia triste. Despedi-me da minha Amélie, mais de uma semana depois de um imenso sofrimento. Estou numa dor inexplicável por palavras, que aguardo que o tempo acalme, apesar de neste momento isso não me parecer possível. A minha Amelie era tão alegre, tão cheia de vida, feliz e saudável. Adorava rodopiar sobre si própria logo pela manhã, como se estivesse a dançar, a celebrar a vida. Adorava que eu lhe dissesse que era linda: ‘quem é a mais linda do meu coração?’. E eu dizia-lhe tantas e tantas vezes”, escreve a atriz de “Coração d’Ouro”, na sua página de Facebook.
Maria João Bastos conta que deixou a cadelinha numa clínic apara fazer uma destartarização e que, quando a foi buscar, sentiu que ela não estava bem.
“Levei a Amélie para casa muito angustiada com o estado em que a via. Em casa, a aflição da Amélie em respirar continuava. Deitei-me ao seu lado a dar muitas festivas e beijinhos e a conversar com ela, dizendo que ia ficar tudo bem: ‘vai passar meu amor, agora custa um bocadinho mas vai passar’. Passado duas horas e meia, a Amélie estava exactamente igual, o mesmo sofrimento e os mesmo sons (horríveis) a tentar respirar”, continua a atriz, que voltou a procurar assistência. Mais tarde, Amélia ficou pior.
“Quando nos estávamos a preparar para sair, a Amélie foi beber um pouco de água e, de repente, em segundos, e sem que nada fizesse prever este desfecho, caiu para o lado no chão da cozinha, a deitar muito sangue pela boca. Entrei em pânico”, continua. Tentaram reanimar a cadelinha, mas sem sucesso. “Tenho o coração partido e continuo sem saber o que aconteceu. Só queria perceber porque e como é que a minha Amélie entrou saudável para fazer uma limpeza aos dentes e acabou por morrer. Para mim, os animais são e devem ser tratados com respeito e dignidade. São, e a Amélie era, um membro da família”.
Veja o texto completo de Maria João Bastos na página de Facebook da atriz.