Quem se cruza com Derrick Keens, conhecido no universo da moda como Del Keens, está longe de imaginar que já protagonizou campanhas publicitárias para a Diesel, a Calvin Klein, a Renault e a BMW, entre outras. Sim, ele é manequim e quebra todas as barreiras e estereótipos em relação a esta profissão. Natural de Londres, Del não teve uma adolescência fácil, procurando esconder-se do mundo que fazia questão de lhe dizer como ele era feio. Desistiu cedo da escola e começou a trabalhar para ajudar a família sem grandes condições e que, claro está, não poderia dar-lhe dinheiro para, por exemplo, ir ao dentista para colocar um aparelho que resolvesse o enorme desalinho dos seus dentes.
A história deste homem podia ter continuado triste e sem rumo se não se tivesse cruzado com um fotógrafo da agência Ugly Models numa rua londrina. “Disse-me que tinha um look interessante e que gostava de me fotografar”, lembrou, achando, na altura, que era mais um bully da sua escola a humilhá-lo. Acabou por aceitar, depois de muita hesitação. “Depois da sessão fotográfica, nunca mais me disseram nada. Julguei que me tinham pago umas libras para gozar comigo. O que era uma evolução”, contou. Meses depois, e a trabalhar como carteiro, voltou à agência para entregar uma carta. Foi aí que ouviu uma frase que achava impossível ser para si: “Tinha o que era necessário para ser modelo”. E tinha! As campanhas para marcas de renome multiplicaram-se, entrou em videoclipes e até fez uma produção com… Heidi Klum! Começou a ter êxito e o seu nome a ganhar peso na indústria. Até namoradas ele tinha.
Foi exatamente uma ex-namorada que o levou até Berlim. Não a reconquistou, mas decidiu ficar por solo alemão, onde trabalhou e abriu a sua própria agência, a Misfit Models, que já conta com mais de 600 agenciados desajustados, como o nome indica, com aparências físicas bem diferentes e belezas pouco convencionais. “Um bom modelo é uma pessoa trabalhadora. Não é a beleza que procuro mas, sim, se eles são capazes de vender o produtor”, explicou Del, o diretor da Misfit, garantido que nesta agência há oportunidade para todos. “Que se lixe o mundo! Saia do sofá e faça alguma coisa com a sua vida. Não se preocupe com os que os outros dizem”, aconselha.