
Após estar vários meses à espera de um transplante de coração, Salvador Sobral encontrou um dador compatível. Em declarações aos jornalistas, ao final da tarde deste sábado, a equipa médica do Hospital de Santa Cruz que operou o artista afirmou que a cirurgia “correu bem em todos os aspectos”.
“Tem estado a evoluir muito bem, posso dizer que o Salvador está muito animado e muito bem disposto e até agora não podemos esperar melhor”, disse Miguel Abecassis, o cirurgião cardíaco responsável pelo transplante.
O médico revelou também o estado de espírito de Salvador Sobral quando lhe foi foi dito que tinha sido encontrado um dador compatível. “Estava muito bem preparado para receber a notícia”, contou, acrescentado que o artista apenas lhe disse três coisas. “Perguntou-me se eu estava em forma ao que eu respondi que sim, depois perguntou se podíamos pôr música, ao que eu perguntei que tipo de música e ele respondeu que preferia música clássica e por fim, o que me sensibilizou, desejou-me boa sorte”, confidenciou.
Ao acordar, o artista fez questão de agradecer a toda a equipa. “E disse-o com uma boa voz, tem a voz clara”, descreveu José Pedro Neves, um dos elementos da equipa médica que operou o vencedor do Festival da Eurovisão 2017.
Já quanto à recuperação, o médico, Miguel Abecassis, afirmou que vai ser longa, mas que “se tudo correr bem, ele vai ter uma vida completamente normal”.
Salvador Sobral foi submetido a uma cirurgia de quatro horas, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, e encontra-se agora nos cuidados intensivos da unidade hospitalar. Recorde-se que o artista sofria de uma insuficiência cardíaca grave e já há vários meses que aguardava um transplante de coração.