Marco Costa recorreu às redes sociais para lançar críticas acerca da participação de atletas em competições na área do culturismo, independentemente de integrarem a IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness) ou a WABBA (World Amateur Body Building Association). De acordo com o testemunho do pasteleiro, que é um amante desta área, tendo chegado a competir, têm havido “muitas críticas de parte a parte entre atelas da IFBB e da WABBA. Eu enquanto atleta e a cima de tudo enquanto pessoa não me identifico com isto, talvez por isso não tenha nem pressa nem vontade de voltar a competir! Quando eu me preparava não importava se me vestia no melhor balneário do mundo, não importava se me vestia na rua á chuva nem muito menos num parque de estacionamento… porque quando eu competia só pensava naqueles 10/15 minutos que iria estar em palco a Aproveitar, e era lá em cima que tinha de ter condições para me mostrar! Por isso se amam o desporto deixem se de bocas e provocações!”
O marido de Vanessa Martins lembra ainda que tem amigos de ambas as federações, garantindo ainda que não são raros os casos de “pessoas que começaram na IFBB e outras na WABBA e hoje em dia trocaram de federação”.
No final da sua longa publicação, o ex-concorrente da “Casa dos Segredos 2” lembra ainda que “o atleta é ou pelo menos deve ser livre de escolher onde quer competir. Por isso respeitem os atletas, respeitem-se a vocês próprios ! Não sabem se amanhã estão a querer competir na federação que tanto criticaram (seja ela qual for!) Não percam o foco do que este desporto é e concentrem se em dar o melhor de vocês na preparação, não onde se vão vestir/despir! Estamos juntos! De um ex-atleta que está cansado de tanta paneleirice”.