Judite Sousa decidiu lançar-se na área do digital e apostou na criação de um blogue pessoal. Na apresentação à imprensa de juditesousa.pt contou que criar laços com quem segue o seu percurso profissional e a necessidade de pensar no futuro a médio e a longo prazo foram os motivos que a levaram a aventurar-se na área do digital e a tornar-se na primeira jornalista portuguesa a ter um blogue. “Tenho a perfeita noção de que a televisão não dura para sempre. É necessário procurar alternativas profissionais. Foi uma necessidade que senti de pensar no futuro a médio e a longo prazo, porque ninguém se eterniza na televisão. É necessário termos os pés bem assentes na terra. Tenho muitos defeitos, mas tenho uma qualidade: sou muito lúcida. Sempre o fui e sempre conduzi a minha carreira com muita lucidez”, afirmou, explicando que este poderá ser o seu plano B, caso se afaste do pequeno ecrã. “Vai haver um momento de mudança, de renovação geracional e é importante que os jornalistas que estão no ecrã percebam que esse momento vai chegar, que o calendário anda e que tenham alternativas profissionais, de forma a que quando o ‘quadradinho’ acabar não fiquem tristes nem depressivos a tomar medicamentos porque saíram do ecrã.”
No entanto, a jornalista não faz planos de, nos próximos anos, dizer adeus ao jornalismo televisivo. “Acho que ainda estou aqui muito jeitosa. Não estou a pensar reformar-me. Digo isto no sentido de longo prazo. Aquilo que digo é que qualquer pessoa lúcida, sensata e inteligente tem de preparar o futuro. O futuro é amanhã”, frisa.
E o que é que os internautas podem encontrar em juditesousa.pt? A jornalista explica de que se trata o seu blogue. “É exclusivamente meu, que vai viver de conteúdos a nível da atualidade e da opinião, sobre as mais diversas temáticas da vida – o amor, a morte, a vida, a paixão, sobre as diversas dimensões existenciais do ser humano”, conta, referindo que vai poder abordar temas de que não costuma falar na televisão. “Vou escrever muito sobre sentimentos, os afetos, o amor.”