
A mãe de Luísa e Salvador Sobral tem um novo desafio profissional e desta vez ligado à gastronomia, o Mesaluisa, junto ao Mercado da Ribeira, em Lisboa. “Sempre gostei muito de cozinhar. É na cozinha que me sinto bem. Sou de uma família numerosa e a mesa sempre foi o centro das coisas”, conta Luísa Villar à TvMais, e revela porque só agora colocou em prática o sonho antigo. “Quando o meu filho estava doente, despedi-me da publicidade. Agora que ele já está bem, decidi voltar à vida. Não sou uma chef, mas uma mãe de família que gosta de cozinhar.”
Mesaluisa é um espaço de comida portuguesa, sem ser um restaurante. “Não é de todo. Nem sequer tenho licença para restaurante. Apenas fiz uma cozinha para workshop”, diz Luísa Villar e explica: “Os turistas veem ter comigo, depois de fazerem reserva no site, e começam por ir dar uma volta ao Mercado da Ribeira e aí escolhemos os produtos para o almoço. Depois vamos para a minha cozinha, onde lhes ensino a cozinhar peixe no forno, iscas, lombinhos de porco, pataniscas de bacalhau ou migas alentejanas. Já lá tive turistas de várias nacionalidades e ficaram alucinados”.

Recentemente, cozinhou para o filho, que foi jantar ao Mesaluisa e levou Caetano Veloso. “Fiz ameijoas à Bulhão Pato, lombinhos de porco no forno com migas de tomate, pargo assado e arroz-doce. Eles adoraram.” Depois da final da Eurovisão, onde Salvador e Caetano fizeram um dueto de “Amar pelos Dois”, os cantores voltaram para comer. “Deliciaram-se com uma sopa quente, pão com chouriço e vários petiscos.” Luísa conta que o filho é um bom garfo, se bem que tem as suas preferências. “Gosta de tudo o que é peixe fresco.” Já em relação a Luísa Sobral os pratos são outros. “A minha filha é uma chata por ser vegetariana. Tenho de fazer comida com quinoa e todos aqueles ingredientes vegetarianos”, remata, adiantando que tem ainda outros planos para o Mesaluisa. “Quero fazer workshops de comida saudável e para bebé.” Esta iniciativa veio juntar-se ao ateliê de costura que já tinha.
