Este sábado, 31 de agosto, assinalam-se 22 anos da morte da princesa Diana. Nem por isso o tempo apagou a curiosidade acerca daquela que foi uma das mulheres mais admiradas de sempre. Recordamos oito factos raros sobre aquela que foi, para muitos, “a princesa do povo”.
1 – A menina sem nome – Diana é a quarta de cinco filhos de John Spencer e da sua primeira mulher, Frances. Com a esperança que nascesse o filho varão, o casal não tinha escolhido nome para a criança. Uma situação que só foi resolvida uma semana depois do nascimento da bebé.
2 – Família quase real – As relações entre o clã Spencer e a família real sempre foram muito estreitas. De tal forma que, ainda criança, aquela que viria a ser a “Princesa do Povo” brincou com os príncipes Eduardo e André, irmãos mais novos de Carlos.
3 – Má aluna – Embora fosse uma adolescente curiosa e muito culta, Diana não mostrava qualquer vocação para os livros. O desinteresse pela escola era de tal forma grande que chegou a chumbar duas vezes.
4 – Mulher dos sete ofícios – Na sua juventude, quando decidiu mudar-se para Londres, trabalhou como professora de dança, baby sitter, assistente num infantário e chegou até a fazer limpezas na casa da sua irmã mais velha, Sarah, e de algumas amigas mais abastadas.
5 – Votos à sua maneira – No dia do casamento com o príncipe Carlos, em julho de 1981, Diana deixou os ingleses de “queixo caído” ao quebrar uma tradição centenária. Quando proferiu os seus votos matrimoniais, a noiva recusou-se a dizer que iria “obedecer” ao seu marido. Trinta anos mais tarde, também Kate optou por fazer o mesmo quando se casou com William.
6 – Amor de mãe a quanto obrigas– A relação de William e Harry com a mãe foi, desde sempre, marcada pela cumplicidade. Sabendo da secreta admiração do primogénito pela modelo Cindy Crawford, a princesa convidou-a para um jantar no palácio.
7 – Nervosismo quase arruína enlace – Quando disse o “sim” ao herdeiro da coroa britânica, a princesa trocou acidentalmente o nome do seu futuro marido. Ao invés de lhe chamar Charles Philip Arthur George, Diana trocou a ordem dos dois primeiros nomes do filho de Isabel II dizendo “Philip Charles”. Um mau presságio para os anos que se seguiram!
8 – Uma amizade além da morte – O lado solidário de Diana levou-a muitas vezes a zonas de conflito nas quais acabou por conhecer grandes individualidades. Entre elas, Madre Teresa de Calcutá, de quem terá ficado muito próxima e que lhe terá oferecido um terço. O mesmo que, na altura do seu funeral, foi depositado junto do seu caixão.