A notícia da morte de Filipe Duarte, na última sexta-feira, 17 de abril, foi muito sentida no meio artístico português. Foram muitos os famosos que prestaram homenagens ao ator, que morreu aos 46 anos. E nesta segunda-feira, 20 de abril, o autor Rui Vilhena fez questão de recordar uma das personagens mais marcantes de Filipe Duarte: o protagonista da série “Equador”.
“Na história da teledramaturgia há personagens que são inesquecíveis. O texto até dá uma ajudinha para que isso aconteça, mas não se iluda, é o ator que a torna memorável, eterna. Quando penso em ‘Equador’, é impossível não me lembrar do Filipe, do seu fascinante Luís Bernardo”, começou por escrever o autor da série da TVI.
“Fico a imaginar o desafio que foi interpretá-lo. Toda a trama girava em torno daquela personagem. Mas os grande atores não têm medo, experimentam, sofrem, procuram, vestem, despem, até que o papel lhes roube a alma apoderando-se de suas vidas. Foi assim com o Filipe (não sei porquê, mas nunca lhe chamei de Pipo), tenho a certeza. Escrevi a série em 2007, os anos passaram e sempre que nos cruzamos a primeira coisa que me vinha a mente era o Luís Bernardo” referiu Rui Vilhena.
O autor termina a homenagem com a memória da personagem que marcou a carreira do ator: “Bem sei que a sua carreira é recheada de personagens cativantes, mas para mim ele será sempre o jovem empresário lisboeta, nomeado pelo Rei para o cargo de governador em São Tomé e Príncipe.”