
A notícia caiu que nem uma bomba nas primeiras horas desta quinta-feira, 11 de Junho. José Condessa vai deixar abruptamente o elenco da novela “Salve-se Quem Puder”, que está neste momento suspensa pela Globo devido à Pandemia de Covid-19. A imprensa brasileira logo especulou que existiria um mau-estar entre o ator e a emissora brasileira, mas agora, é o próprio quem faz questão de esclarecer o sucedido num comunicado enviado à imprensa.
Mostrando-se “muito surpreso com a notícia”, José Condessa referiu que tais informações colocaram “em dúvida coisas muito preciosas para mim: a minha palavra e o meu trabalho, que é algo que tenho muito respeito”. O ator português fez questão de esclarecer que antes de assinar pela Globo já havia conversado sobre os projetos que tinha em Portugal no futuro. “O cronograma não atrapalharia em nada a minha participação em ‘Salve-se Quem Puder’. Mas o coronavírus surpreendeu o mundo e bagunçou tudo”, enaltece, acrescentando que fez de tudo para, em conjunto com a emissora brasileira, encontrar uma solução, que acabou por ser a saída da novela. Na hora do adeus, José Condessa agradeceu aos colegas de elenco, a toda a equipa com que trabalhou e ao público brasileiro. “Nunca esquecerei a forma como todos me acolheram e me acarinharam desde o primeiro momento”. A terminar explicou ainda que “não era desta maneira que gostaria de finalizar este projeto tão bonito” e espera voltar um dia. “Espero vê-los em breve. Num cenário com mais saúde e harmonia”.
Também a Globo emitiu um comunicado a clarificar a situação, justificando que o ator já tinha compromissos para quando terminasse a novela. “Com a pandemia, os cronogramas de gravação foram afetados e o ator não terá como terminar a novela. A Globo já estava ciente do compromisso do ator, mas não foi possivel conciliar as agendas, infelizmente”, pode ler-se.
José Condessa vai agora dar seguimento à sua carreira em Portugal e será o protagonista da próxima novela da TVI, que deverá começar a ser gravada em setembro.