
Na manhã desta quarta-feira, 2 de setembro, Sónia Brazão surgiu de surpresa em “Você na TV!” e conversou com Manuel Luís Goucha. A atriz participou de um desfile de moda e ficou para falar com o apresentador sobre a sua vida, nove anos após o episódio que a marcou para sempre.
Foi a 3 de junho de 2011 que Sónia Brazão foi vítima de uma grande explosão no seu apartamento em Algés. A atriz ficou com 90% do corpo queimado, esteve internada por muitos dias e viveu uma longa recuperação. “É um processo de dentro para fora”, disse Sónia a Manuel Luís Goucha. A atriz emocionou-se ao falar do processo de nove anos: “Sou emotiva e comovo-me com muita facilidade. Mas motivos para chorar não tenho.”
Sónia Brazão revelou que teve a ajuda de profissionais de psicologia para superar o trauma. “Tive a ajuda deles, ainda hoje tenho. Acho que quero fazer terapia para o resto da vida. Cuidar da nossa mente é a coisa mais importante.” A atriz também disse que praticar ioga foi muito importante: “O que me ajudou muito também foi o ioga. Temos tempo de aprender a respirar, e é fundamental para a nossa vida.”
Ao relembrar os momentos de pânico que viveu, Sónia Brazão emocionou-se: “Foi das coisas que mais me traumatizou foi precisamente o não conseguir respirar. E agradeço todos os dias poder fazer aquela prática sem dor. E aprender a respirar”, disse a atriz, sobre o ioga.
Por fim, Sónia deixou uma mensagem emotiva: “Quando se está numa cama de hospital numa ala de queimados. A gente pensa as piores coisas. E é possível ficarmos bem. Há tantos tratamentos hoje em dia… E não tenha medo! As pessoas que já sofreram ou estão a sofrer queimaduras, não tenham medo! Com o tempo, que neste caso é mais nosso amigo.”
Recorde-se que em 2013 Sónia Brazão foi condenada a três anos de prisão com pena suspensa pelo Tribunal de Oeiras que considerou que a atriz teve o intuito de colocar um fim à própria vida.