“Sou um racista e LGBTfóbico em desconstrução”. Quem o assume é Bruno Cabrerizo, que dá a cara para uma nova campanha de conscientização sobre comportamentos preconceituosos no Brasil. “É chocante e desconfortável, mas é a verdade. É essencial e urgente que eu diga isso antes que mais vidas sejam prejudicadas”, escreve o ator nas redes sociais.
Junto de cartazes no qual surge a assumir o comportamento preconceituoso, Bruno afirma que isto é necessário para mudar a sociedade. “Carrego em mim preconceitos estruturais e estou aqui pra dizer que participei dessa construção nociva, e de forma perigosamente sutil, absorvi e reproduzi o idioma do racismo com fluência. Não sei quantas vezes eu fui tóxico ao longo da vida, mas a partir de agora EU SOU UM RACISTA EM DESCONSTRUÇÃO e começo o trabalho de transformação”, escreve, numa das publicações sobre o racismo.
Na publicação sobre LGBTfobia, Bruno destaca: “A cada dia é mais urgente abandonar a minha vaidade e orgulho. Reconhecer que preconceitos estruturais que carrego prejudicam vidas, contaminam a sociedade e destroem a dignidade de pessoas que sequer conheço. Reproduzindo comportamentos, emitindo opiniões ou descuidando ao me comunicar com o mundo: de alguma forma já tive comportamentos LGBTFóbicos ao longo da vida. Assim, assumo que EU SOU UM LGBTFÓBICO EM DESCONSTRUÇÃO e começo já meu o trabalho de transformação.”