Apesar do estado preocupante da cultura, que vive dias difíceis, Renato Godinho não se queixa. Mal terminou a novela da SIC “Terra Brava” foi convidado para integrar a próxima, “Bate Coração”, que tem acumulado com a peça “Yerma”, no Teatro Experimental de Cascais. É a quinta novela seguida que faz. É caso para perguntar, o que é que o Godinho tem? Qual o segredo para manter a versatilidade e estar sempre no ar? “Não sei qual é o segredo para ser convidado. Gosto muito de fazer televisão, divirto-me imenso. Quando sentir que preciso de fazer uma pausa, faço. É como o teatro. Uma vez por ano, faço teatro e venho cheio de fome, houve anos em que fazia cinco, seis peças. A televisão é uma gestão de carreira arriscada, mas não penso nisso dessa forma. Provavelmente, acontece porque faço bem o meu trabalho, mas há outros que fazem e não fazem cinco novelas seguidas. Não sei se é por falta de convite ou porque o declinam. Não me foco nisso. Foco-me em divertir-me. Sou muito palhaço a fazer televisão, na hora de ser a sério é a sério, mas regra geral é palhaçada, como na vida, aliás”, revelou.
Em “Bate Coração”, com estreia marcada para o início do ano, promete voltar a surpreender, desta vez com um papel cómico, depois de todo o drama de Tiago em “Terra Brava” e de “Yerma”. “Estou com uma barriga postiça, faço o presidente da Junta, que é também bombeiro. Vou ser um bombeiro… barrigudo! Este desequilíbrio não podia ser melhor. Descanso do teatro na televisão e da televisão no teatro. Essa mudança radical é incrível. Já fiz uma coisa meio cómica em ‘Feitiço de Amor’, já lá vão 12 anos, e andava a pedir: ‘Quero mudar de registo, quero fazer comédia’. E é muito prazeroso”, admitiu.
Preparem-se, pois vai mesmo surgir quase irreconhecível no pequeno ecrã. Quem o confirma é o filho do ator, que já viu o teste de imagem do pai e nem queria crer que fosse ele. “Estou mesmo diferente”, garantiu. Ao seu lado, nesta trama, terá Luciana Abreu como sua mulher, um filho e, no núcleo dos bombeiros, José Fidalgo, Débora Monteiro, Pedro Carvalho e até Fernando Rocha. “Acho que esta novela vai ser um sucesso incrível. O universo que aborda é muito português, com música popular e que, estranhamente, não é muito abordada num formato popular como a telenovela. Portanto, acho mesmo que vai ser um caso sério. Tenho um feeling…” A única coisa que não vai fazer é cantar, ao contrário de quase todas as personagens. “Sou dos que não cantam, nem a Luciana Abreu, nem Mariana Pacheco ou a Luísa Cruz, que canta maravilhosamente Não acham incrível?!”