Os dois meses que Fátima Lopes tinha que dar à TVI estão a esgotar-se, pois foi a 8 de janeiro que anunciou a sua saída do canal, mas a TvMais sabe que as negociações entre a apresentadora e a administração da Media Capital, que detém a estação de TV, estão concluídas. “Foi bastante tranquilo. Há umas duas ou três semanas ficou tudo resolvido”, diz fonte próxima do processo e acrescenta: “Havia a vontade de ambas as partes de chegar rapidamente a um entendimento”.
Fátima Lopes estava há dez anos na TVI e integrava os quadros da empresa, além de apresentadora, tinha ainda um cargo na Direção de Conteúdos Não Informativos, tendo direto a uma choruda indemnização. “Trata-se de um valor justo. Ela era uma das estrelas do canal. Se outros antigos rostos da estação, como Judite Sousa ou Constança Cunha e Sá, tiveram direito a indemnizações milionárias, em relação à Fátima Lopes não podia ser de maneira diferente”, defende outra fonte à TvMais.
Recorde-se que a comunicadora auferia um salário de 25 mil euros mensais. A esse valor era ainda acrescentado o dinheiro que ganhava com as telepromoções que fazia em “A Tarde é Sua” e que rondava os 20 mil euros. A quebra deste rendimento por deixar de fazer o programa da tarde foi um dos motivos que a levou a bater com a porta, já depois de ter sido anunciado por Cristina Ferreira (diretora de Entretenimento e Ficção) que ia conduzir um programa ao sábado à noite. “Além de ir ganhar menos, depois de já ter sofrido antes um corte no salário, ao deixar de estar nas tardes ia perder protagonismo. Ela teve sempre grande destaque na TVI e sentiu que ia passar a ser uma figura secundária na estação.”
Na SIC em 2022?
Desde 8 de março que Fátima Lopes está livre da TVI e no mercado, apesar de existirem rumores de que pode estar a caminho da SIC. Contudo, uma amiga da comunicadora diz que o futuro pode não passar já pela TV: “Acho que ela gostava de fazer um ano sabático. Dedicar-se ao seu blogue, escrever um novo livro, passar mais tempo no campo a fazer coisas de que tanto gosta e, sobretudo, estar dedicada aos filhos e, sempre que possível, na companhia dos pais”.
A mesma fonte acredita que, a concretizar-se o regresso à SIC, onde a apresentadora iniciou a carreira e ficou durante 16 anos, esse poderá acontecer só em 2022. “A Fátima tem uma relação de grande amizade com um elemento da direção de Entretenimento da SIC, além de que há outras pessoas na estação que apreciam muito o seu profissionalismo e a sua forma de estar.”
Para já, Fátima Lopes mantém o suspense e não tem dado pistas sobre o seu futuro na TV. Por outro lado, tem vindo a revelar múltiplos talentos, entre os quais para a cozinha e cuidar da horta que tem no seu monte, no Alentejo. “Hoje plantei salsa, coentros e espinafres”, revelou numa publicação recente nas suas redes sociais.
Novo amor
Apesar de toda a situação na TVI e de estar afastada do pequeno ecrã, a apresentadora tem partilhado com os fãs imagens em que surge sempre sorridente e o motivo é que pode ter encontrado um novo amor. “A Fátima nunca colocou de lado a possibilidade de se apaixonar de novo e isso pode ter acontecido. Só que ela está mais reservada do que nunca em relação à sua vida sentimental”, conta quem conhece bem a antiga estrela da estação de Queluz. Fátima Lopes está sozinha desde 2017, quando o seu casamento com Luís Morais chegou ao fim. Os dois tem um filho em comum, Filipe, de 12 anos, mas a apresentadora é ainda mãe de Beatriz, de 21, fruto de uma relação anterior.