
Depois de uma cirurgia a um tumor carcinoide no pulmão, Helena Costa já teve alta, mas ainda não pode estar com as filhas porque as duas estão com sintomas de constipação. A atriz está ansiosa por voltar a estar com as suas filhas, as gémeas Mercedes e Maria do Mar e o companheiro, Frederico Formigal. Mais cedo no Instagram, ainda no hospital, Helena Costa partilhou: “O quarto é espetacular, mas eu não vejo a hora de estar em casa com elas e marido que também foi só o melhor marido do mundo!!”, elogiou.

A cirurgia que durou 4h25 minutos foi de tórax aberto. Helena Costa garante que “a título de curiosidade, não estou nada preocupada com a cicatriz que ao que parece está top”, garantiu.
Nos vídeos que tem deixado aos fãs a atriz, que podemos ver na pele de Olga em “Amar Demais” da TVI, contou que a doença já se tinham manifestado, mas o trabalho fê-la desvalorizar os sintomas. “Eu já sentia isto há muito tempo, mas estava a fazer a novela e não tinha tempo. Acabei, em dezembro e em janeiro comecei a fazer desporto, a dedicar-me, a olhar mais para mim e fui a um pneumologista porque sentia uma dificuldade extra em respirar“, revelou.
Helena Costa chamou a atenção para que as pessoas estejam atentas aos sinais. “Uma dor específica num sítio específico, tentem saber qual é a especialidade e não deixem passar porque tenho visto muita gente com muitos testemunhos que, se calhar, deixaram passar tempo a mais, que estão preocupados e que não vão porque estamos em fase de pandemia”.
“Por isso, muita força, não tenham medo. E se o problema persistir, peçam exames. Uma coisa engraçada que aconteceu comigo é que no relatório da TAC não vinha lá nada. A minha sorte foi que a pneumologista que me estava a seguir quis ver a própria TAC, e viu que tinha uma coisa que queria confirmar. Depois também confirmei com um amigo meu que é radiologista, e ele disse-me logo que tinha de fazer uma broncoscopia para ver o que era. E foi assim. Mas foi tudo muito rápido, no espaço de 15, 20 dias. Pedimos ao médico para que a cirurgia fosse logo porque eu não estava a aguentar isto tudo”, desabafou.