Maria João Abreu sofreu o rompimento não de um, mas de dois aneurismas e sabe-se agora que a situação da atriz é muito grave e inspira cuidados. João de Carvalho, que contracena com a atriz na novela “A Serra”, da SIC, explicou ao final desta tarde, 6 de maio, na inauguração da exposição dedicada ao pai, Ruy de Carvalho, que Maria João, de 57 anos, tinha queixas há cerca de um mês e receava ter algum problema de saúde além da fibromialgia, a doença crónica que descobriu há 4 anos. “A Maria João falava muito comigo, para mim ela é como uma irmã. Íamos os dois para a sala de atores nas gravações e ela colocava-me muitas questões. Ela não estava bem, andava muito preocupada com coisas pessoais e estava sempre a adiar ir ao médico, andava sempre atarefada com o trabalho”. Nós conversávamos muito, porque ela era muito amiga da Lena [Helena, a mulher de João de Carvalho, que morreu em 2014 na sequência de um AVC hemorrágico]. A João perguntou-me quais eram os sintomas. Dizia-me que tinha dores de cabeça muito fortes”, revela o ator.
O Moisés da trama avança: “O elenco… bem estamos todos muito, muito preocupados. Para terem uma ideia, todas as noites, às 21h30, estamos em conjunto, no Whatsapp, a orar por ela. Todos nós temos uma vela acesa em casa por ela. No dia em que aconteceu isto à Maria João, não sei quantas vezes é que eu rezei o terço. Isto é terrível, parece que estou a reviver tudo o que passei com a minha mulher”, confessa João de Carvalho.
O filho de Ruy de Carvalho aponta outros sinais que bem conhece, pois também afetaram a sua mulher: “A Maria João estava muito magrinha, mas não era pelas dietas. As pessoas com este problema perdem a vontade de comer. Eu lembro-me da Maria João rechonchudinha. Ela mostrou-me as pernas à pouco tempo e eram um pauzinho. Deixou de ter curva”, explica.
“Há uma descoordenação motora quando algo se passa com o cérebro e aconteceu-lhe isso quando ela tentou apertar os botões de um casaco…”, recorda João de Carvalho que também numa dessas ocasiões apercebeu-se que algo estava errado com a colega de elenco.
Maria João foi submetida a uma cirurgia no Hospital Garcia de Orta, em Almada, no sábado, dia 1 de maio, onde ainda se encontra internada em coma induzido. A cirurgia teve como objetivo estancar a hemorragia provocada pelo rompimento do aneurisma. “Mas ela tinha dois. Os médicos localizaram o primeiro e fizeram um stent [pequeno tubo que é colocado dentro da artéria para abri-la e evitar novo entupimento], só que ao tratarem este não deram conta que estava lá outro aneurisma, numa zona mais profunda e menos acessível. É esse que está agora a dar os problemas”, explicou com preocupação.“Desejo muito, muito, que ela recupere, mas a recuperar que seja a Maria João, porque uma coisa parecida com a Maria João… Ela é uma mulher muito forte e uma atriz extraordinária, vê-la diminuída não sei se é justo”, assume o ator confiante na recuperação da colega.