Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, dia 13, aos 57 anos.
A atriz estava internada no Hospital Garcia da Orta, em Almada, desde dia 30 de abril devido ao rompimento de um aneurisma. Foi submetida a cirurgias e ficou em coma induzido, na esperança de uma recuperação. Não resistiu. Familiares, amigos e fãs choram a sua morte.
A atriz sentiu-se mal durante as gravações da novela “A Serra”, no dia 30 de abril. De acordo com o que apurou a revista TvMais junto de uma fonte hospitalar, “a paciente tinha uma rotura de um aneurisma cerebral, mas encontrava-se estabilizada, a hemorragia era ligeira e estava controlada. O Hospital Fernando Fonseca não tem unidade de neurocirurgia e por este motivo a paciente foi transferida para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde se encontrava uma equipa especializada para estas situações”. A Sãozinha de “A Serra” foi submetida a uma cirurgia no sábado, dia 1, e tudo parecia estar a correr de feição na recuperação da atriz. “Os médicos localizaram o aneurisma e fizeram um stent, em que um pequeno tubo é colocado dentro da artéria para abri-la e evitar novo entupimento”, explicou João de Carvalho, que contracena com a atriz na novela da SIC, revelando os motivos que levaram ao agravamento da situação: “Mas ela tinha dois… Ao tratarem o primeiro não deram conta que estava lá outro aneurisma, numa zona mais profunda e menos acessível. Foi esse que deu problemas”. Nos últimos dias a equipa médica esteve a realizar testes específicos para avaliar a extensão das lesões.
Maria João Abreu vivia um casamento apaixonado com João Soares, com quem estava desde 2012. Antes, esteve casada com José Raposo, de quem se separou em 2008 e teve dois filhos, Miguel e Ricardo Raposo.
Mulher dedicada às artes da representação, cativou o público português ao longo dos anos. Estreou-se em 1983, no palco, do Teatro Maria de Matos, com “Annie”. Mas foi na teelvisão que ganhou visibilidade. Personagens como Lucinda, de “Médico de Família” (SIC -1998/200) ou mais recentemente Maria do Céu em “Golpe de Sorte” (SIC – 2019/2020) fizeram Maria João Abreu ganhar ainda mais popularidade e carinho entre os portugueses.
Atualmente, estava a gravar “A Serra”, novela da SIC, e fazia parte do elenco da série de comédia “Patrões Fora”, também da estação de Paço de Arcos.