Numa entrevista no “Dois às 10”, TVI, Maria Cerqueira Gomes confessou a Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos, que ficou devastada com o facto das pessoas a criticarem por vacinar a filha, Francisca Cerqueira Gomes de 18 anos, antes da fase a que pertence.
“A última polémica foi dura. Eu não vi isto chegar e devia ter visto. Senti-me responsável. Não vi o tsunami chegar. Quando peguei nela para ser vacinada, não me ocorreu ir à Internet a ver se isto era uma coisa a nível nacional. Não. Eu peguei nela e fui. Só no dia seguinte é que ela me disse: “Mãe, estou a ser insultada”. E foi aí que vi o tsunami a chegar e eu percebi que isto ia ser uma confusão desgraçada!… Sinto-me responsável, sem culpa nenhuma”, confessou a apresentadora.
Maria viu anunciado que na sua zona, no Porto, estavam a vacinar jovens, recebeu a mensagem e dirigiu-se ao local. Na altura depois da avalanche de criticas, Maria Cerqueira Gomes partilhou várias histórias no Instagram, explicando que “ontem, na cidade do Porto e noutras cidades do Norte, abriram ao final do dia, duas horas para pessoas a partir dos 18 anos, podíamos aparecer sem marcação para tentar controlar a quarta vaga. Eu fui vacinada, a minha filha também… como todos os outros que souberam e tiveram horas como nós à espera de oportunidade”.