Muito engajada em causas sociais, Catarina Furtado não podia deixar de comentar a situação do Afeganistão, e o fez em seu Instagram. Nesta terça-feira, 17 de agosto, a apresentadora publicou e republicou diversas imagens sobre o tema. No Insta Stories, Catarina Furtado partilhou uma imagem a divulgar uma ONG que está a auxiliar as mulheres afegãs. A publicação, em inglês, diz: “As afegãs sofrem, a América precisa olhar para a forma como perpetua o horror e como podemos prover a cura. Devemos abrigar refugiados e finalmente nos tornarmos o país que dizemos ser”.
Ainda no Instagram, a apresentadora comentou que é necessario dar luz a este assunto: “Afeganistão: Não nos podemos calar, um povo a sofrer horrores, as mulheres e as raparigas ainda mais. Sempre ainda mais”. Catarina Furtado reforça a necessidade de disseminar informação de qualidade sobre o que se está a passar no Afeganistão: “A ler este post e tantas outras fontes de informação (e algumas de opinião fidedigna). Estar informado é nossa obrigação para chegarmos à ação”, escreveu sobre a publicação do marido, o ator João Reis.
Recorde-se que para além de atriz e apresentadora, Catarina Furtado é também conhecida pelo seu envolvimento em causas humanitárias, sendo há mais de 20 anos voluntaria como Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População. Catarina Furtado sempre deixou claro que esse é um assunto do seu interesse. Na quinta temporada da série documental “Príncipes do Nada”, a apresentadora e a sua equipa visitaram os campos de refugiados ao redor do mundo. Estiveram também no Centro de Acolhimento Especializado da Cruz Vermelha, em Portugal, local que abriga jovens menores de idade vindos da Grécia.