
Após uma interrupção motivada pela pandemia, os Globos de Ouro voltaram a reunir a família SIC (e não só) presencialmente no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Sem surpresas, este regresso foi marcado pelas emoções fortes e por grandes momentos de televisão. Recorde três deles:
Homenagens póstumas a Maria João Abreu
Maria João Abreu venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz, na categoria Ficção, pelo seu papel na novela da SIC Golpe de Sorte, exibida entre 2019 e 2021, na qual interpretava a protagonista, Maria do Céu. O prémio foi entregue por João Baião e Diana Chaves à família da atriz, os filhos Ricardo e Miguel, e o marido, João Soares.
A atriz teve uma vasta carreira não só na televisão, como no teatro, onde se estreou como profissional em 1983, no musical Annie. Maria João Abreu morreu este ano, no passado dia 13 de maio, depois de ter dado entrada no Hospital Garcia de Orta no dia 30 de abril, na sequência do rompimento de um aneurisma. Na época, a atriz encontrava-se a gravar a sitcom Patrões Fora e a novela A Serra, ambas na SIC. Após ser anunciada como vencedora, Maria João Abreu recebeu um forte aplauso dos presentes, tendo ainda havido espaço para um momento musical de homenagem, que ficou a cargo de Rodrigo Leão.
Ricardo Pereira declara-se à mulher em palco
Ricardo Pereira foi um dos protagonistas da XXV Gala dos Globos de Ouro. Além de receber um dos prémios da noite, o de Melhor Ator de Ficção graças ao papel feito na novela da SIC “Amor Amor”, o ator esteve ainda no centro do momento mais romântico da noite.
No discurso de aceitação do prémio, Ricardo Pereira falou dos colegas e depois dos filhos. Para terminar, dirigiu palavras à mulher. O ator fez uma pausa, olhou diretamente para Francisca Pereira, e disse com intensidade: “Chica. Eu amo-te. Eu amo-te e és tudo!”
Carolina Carvalho dedica prémio a Sara Carreira
Carolina Carvalho venceu o Prémio Revelação, na 25ª Gala dos Globos de Ouro. Aos 26 anos, a atriz fez quase todo o seu percurso profissional na SIC, onde se estreou em 2016 na novela Rainha das Flores. Desde então participou noutras novelas de sucesso na estação de Paço de Arcos, como Amor Maior, Vidas Opostas e Golpe de Sorte. Atualmente integra o elenco de A Serra, onde dá vida à antagonista, Mariana.
Também recentemente deu os primeiros passos no cinema ao interpretar Lena Coelho no filme Bem Bom, que fala sobre o percurso do grupo musical Doce. No discurso de aceitação em palco, a estrela fez vários agradecimentos e dedicou o galardão a Sara Carreira. De recordar que a cantora morreu em dezembro de 2020, aos 21 anos, na sequência de um acidente de carro. “Gostaria que ela ficasse para sempre nos nossos corações”, disse a estrela da SIC.