Um ano depois de se ter tornado numa estrela exclusiva do canal do grupo Media Capital, foi finalmente comunicado o vínculo de Tony Carreira à TVI. O anúncio foi feito com um envio de uma nota às redações, sendo que ninguém desconfiava de que esta parceria já durava há um ano. “Em outubro de 2020, o músico e compositor Tony Carreira formalizou um contrato de exclusividade com a TVI. Esta foi a primeira vez que o artista celebrou um contrato de exclusividade e é também a primeira vez que a estação celebra um acordo com um artista musical”, pode ler-se. O anúncio deveria ter sido feito com toda a pompa e circunstância ainda em 2020, quando se deu o acidente que vitimou a sua filha, Sara, a 5 de dezembro do mesmo ano. Os planos saíram furados e, perante as circunstâncias, o músico prontificou-se a rescindir o vínculo. “Quando aconteceu esta tragédia na minha vida, fui sincero com o canal e disse que não estava em condições de trabalhar, portanto estão completamente à vontade para rompermos este contrato, não me podem obrigar a trabalhar, porque não estou em condições de trabalhar; não quero fazer absolutamente nada, quero paz, portanto, ponho-vos completamente à vontade, uma vez que não vou cumprir com aquilo que prometi, estão completamente à vontade para rescindir contrato e amigos como dantes”, disse numa entrevista ao “J8” conduzida por José Alberto de Carvalho no dia em que foi anunciada a sua contratação. Ainda assim, a direção da estação colocou-o à vontade, algo que deixou o pai de Mickael e David Carreira muito agradecido: “Nesse sentido estou-lhes muito grato e é por isso que digo que sinto muito orgulho, porque naquela altura o que me disseram foi: Quando sentires que estás em condições de trabalhar e te apetecer trabalhar, começamos. Foi exatamente o que aconteceu”, acrescentou.

À primeira vista, poderia pensar-se que, com esta entrada do “cantor dos sonhos” na estação de Queluz de Baixo, a sua relação com Cristina Ferreira, diretora de Entretenimento e Ficção do canal, tivesse voltado ao que era e os dois fizessem as pazes, mas tal não terá acontecido. Os dois continuam de costas voltadas. Na referida entrevista, o artista dá a entender que a apresentadora em nada teve que ver com a sua contratação. “Acho que a Cristina Ferreira não estava no canal sequer quando entrei em outubro; a negociação começou muito antes, em agosto, salvo erro”, revelou. Mas a responsável começou a trabalhar a meio de julho – logo após a conturbada saída da SIC – e tendo ficado a cargo da pasta do Entretenimento, esta seria uma contratação que, na teoria, teria, inevitavelmente, de passar por ela. Curiosamente, nessa altura, os dois ainda não estariam zangados, segundo apurou a TvMais, uma vez que a assinatura do vínculo se deu logo no início do mês e a 15 de outubro do mesmo ano, estiveram juntos no programa “Dia de Cristina” para uma animada conversa. Foi a última vez que estiveram lado a lado num evento público.

A verdade é que o músico terá tratado de tudo com a direção-geral, da qual, à época, faziam parte Nuno Santos, então diretor-geral, e Hugo Andrade, o seu adjunto e que hoje, após a mudança do primeiro para a direção da CNN Portugal, se tornou diretor-geral-interino. Aliás, a amizade que une este último ao cantor é de longa data e terá mesmo sido ele o pivô de toda a contratação. “O Hugo e o Tony são amigos há muitos anos e foi ele quem o desafiou para este projeto. Tanto é que quando o Tony deu a entrevista ao Manuel Luís Goucha [em maio deste ano], quem supervisionou tudo foi o Hugo. Há uma relação de extrema confiança entre ambos”, diz-nos uma fonte que bem conhece os dois. Na sua página no Facebook, o responsável saudou a chegada do amigo. “No momento em que lança um novo disco, na altura em que o nosso trabalho conjunto vai passar a ser visível, fico particularmente feliz por termos o Tony connosco. O Tony é um grande amigo mas neste caso é ao artista que quero dar novamente as boas-vindas. Ter o Tony a trabalhar connosco é uma grande alegria, mas também uma grande responsabilidade. Todos temos de estar à altura do artista mais próximo dos portugueses. É por eles e é para eles que trabalhamos todos os dias. Bem-vindo, meu amigo”, escreveu.

Já no que diz respeito a Cristina Ferreira, pela primeira vez em muito tempo, a diretora comentou em público a chegada do músico ao canal, ainda que, aparentemente, de forma diferente daquela com que sempre trata “os seus” e “as suas estrelas”. “A TVI divulga hoje que Tony Carreira é parceiro da estação, desde outubro de 2020, com um contrato de exclusividade e uma série de projetos a serem trabalhados. Por respeito a tudo o que aconteceu só agora decidimos divulgar esta informação. Até porque, em breve, serão reveladas muitas surpresas”, foi assim que a diretora de Entretenimento e Ficção fez o anúncio nas suas redes sociais.

Fonte próxima do clã Carreira garante à nossa revista que tanto Tony como a sua ex-mulher, Fernanda Antunes, continuam sem ter qualquer tipo de laço ou relação com a apresentadora. “Não há pazes nenhumas feitas. A Cristina continua a ser persona non grata. Eles estão muito magoados com alguma coisa que ela fez, apresar de não se falar no assunto. Percebeu-se que tinha havido divergências entre eles quando mandaram tirar dos escritórios tudo o que havia relacionado com a Cristina, nomeadamente os pósteres de uma campanha que ela fez com o Mickael para a LR Health & Beauty”, revela a nossa fonte. Muitos dos que são próximos ao músico sabem que o ex-casal ficou desagradado porque Cristina Ferreira, alegadamente, não terá dado resposta sobre a eventual participação de Sara Carreira numa novela da TVI, mas acreditam que algo mais se passou. “Não foi só esse episódio da novela, foi mais grave”, sublinha a nossa fonte.

O que o esperana TVI

Um dos grandes fatores que motivou o contrato entre o artista e o canal de Queluz de Baixo foi a produção de uma série biográfica ficcionada sobre a sua vida, que deverá ser lançada em 2022, uma vez que celebra 35 anos de carreira em 2023. Aliás, o músico diz mesmo que no passado a propôs a outras estações, que o terão rejeitado. “A ideia dessa série já a propus a muita gente nestes anos que passaram e foi a TVI que me deu as condições para que isso acontecesse”, clarifica o intérprete, que tem na sua cabeça a inspiração certa para esta produção: “Vi em tempos um filme que adorei, ‘Os Filhos de Francisco’ [produzido em 2005], a história de Zezé di Camargo e Luciano, de quem sou amigo, e achei que um filme bem feito. Já fiz alguns documentários – um de que me orgulho muito e que foi exibido no cinema e que dizem ter sido o documentário mais visto de Portugal de sempre – mas queria fazer uma coisa em grande, uma coisa bonita. A TVI achou que essa proposta faria sentido”, acrescenta. O projeto já está em marcha e Tony Carreira assegura que já falou com o canal “sobre quem seria hipoteticamente o realizador, os atores”. Mas, em jeito de brincadeira, deixa um aviso: “Agora está sempre condicionado a que eu goste de ver o Tony [o ator] que eles vão pôr”. Para além desta série, a estação do grupo Media Capital vai acompanhá-lo em concertos e lançamentos dos seus álbuns e outros trabalhos que estão no segredo dos deuses. Aliás, um dos singles do novo disco, “Recomeçar”, terá ainda uma ligação muito especial. Segundo apurou a TvMais junto de uma fonte, será a música de genérico da nova novela da TVI, “Para Sempre”, protagonizada por Inês Castel-Branco e Diogo Morgado, que, curiosamente, retrata  a busca de um homem pelas suas origens e pela sua família e cuja estreia deverá ocorrer nos primeiros dias de novembro. Sem confirmar esta informação, a estação já admitia em comunicado que o novo trabalho discográfico de Tony Carreira “tem algumas surpresas relacionadas com a ficção da TVI”.

O cantor, que há cerca de um ano se tornou acionista do grupo Media Capital ao integrar a sociedade Biz Partners, que adquiriu 11,9725% das ações da estação, tem 1% de ações, mas nega que este investimento tenha algo a ver com o contrato agora anunciado. “Não tem absolutamente nada a ver”, assegura, explicando: “Tenho 1%, o que é simplesmente ridículo naquele investimento. Perguntei a amigos que não têm nada a ver com o canal, disseram-me que era um bom investimento. E num investimento umas vezes ganhamos, outras vezes perdemos. Já fiz investimentos em que perdi, outros em que ganhei”. Neste caso em concreto, garante que ainda nada ganhou com o negócio. “Por enquanto, para o meu lado [o balanço] é negativo, mas espero que venha a ser positivo. Não me posso dar ao luxo neste momento de perder muito dinheiro, mas acredito no projeto e torço para que realmente seja bom. 1% é pouco, mas é dinheiro.” Apesar deste vínculo à estação de Queluz de Baixo, Tony continua associado à SIC através da Associação Sara Carreira, da qual é um dos membros da direção, e que tem como parceira o canal do grupo Impresa. Fonte oficial da SIC confirmou à nossa revista que a estação vai transmitir uma gala de Natal promovida pela referida associação que visa ajudar crianças e jovens desfavorecidos a terem um futuro profissional.

À espera de respostas

Dez meses após o trágico acidente de viação que ceifou a vida de Sara Carreira, de 21 anos, na A1, perto de Santarém, o intérprete continua sem saber o que realmente aconteceu naquele fim de tarde fatídico de 5 de dezembro. O clã Carreira aguarda pelas conclusões das investigações, nomeadamente o relatório do Ministério Público de Santarém sobre o acidente. Na entrevista ao “J8”, o “cantor dos sonhos” afirmou estar a ser cruel esta espera por respostas. “Ainda não sei nada do inquérito, não sei o que aconteceu, estou à espera. O que me dizem é que dura três, quatro anos, que acho desumano; cruzo-me com montes de pais que vêm ter comigo para eu ser o porta-voz de uma situação que acho desumana.” Sabe-se, porém, de acordo com o que foi divulgado na imprensa, que a seguradora responsável pela cobertura do automóvel em que circulava Sara Carreira já fez uma proposta de indemnização à família pela morte da jovem, sendo que os danos da viatura já foram integralmente pagos. Esse valor, que obedece a critérios que se encontram padronizados na jurisprudência portuguesa e que recorre a dados técnicos estabelecidos internacionalmente para as tabelas de mortalidade, está fixado entre os 50 e os 100 mil euros.

Trabalhar para continuar a viver

Tony toma as dores de todos os pais que perderam os seus filhos e confessa que o estúdio, onde tem passado muitas horas a escrever e a compor para Sara (está a preparar um álbum dedicado à filha que deverá sair no próximo mês), tem sido o seu porto de abrigo. “Ao contrário de muitos pais que passaram pela tragédia que estou a passar – a minha dor é igual à deles –, a música tem uma cena mágica e tem-me feito muito bem. O meu refúgio nesta dor foi o estúdio, foi lá que me fechei muitas vezes para chorar, mas consegui encontrar alguma felicidade dentro daquelas quatro paredes. Tenho uma empresa que deixei de gerir –  façam vocês a gestão – porque eu quero fechar-me aqui dentro”, contou na entrevista. O cantor, que já havia revelado que tem por hábito ir ao Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, onde a filha jaz, com bastante frequência, pois dessa forma se sente mais perto de Sara, confessou que durante muito tempo visitou o local do acidente. “Nesse sítio tinha o hábito de ir lá pôr uma vela, punha o carro na berma mesmo da estrada, no limite de algum perigo”, revelou.

O músico já tem agendados dezenas de espetáculos e, em todos eles, será certamente recordada a sua princesa, tal como aconteceu nas últimas vezes que subiu a palco, nomeadamente no mais recente concerto que deu, nos arredores de Paris, a 10 de outubro. “Quando estou em palco tento procurar um sinal da minha filha, qualquer coisa. E há momentos que são duros, muito difíceis, porque esta perda é uma coisa que jamais vou superar”, disse. Tony acredita que a filha lhe envia sinais e sente-se reconfortado com a sua crença. “Agarro-me àquilo que posso, se vejo passar uma borboleta, quero acreditar que é um sinal dela, agarro-me a certas coisas que pontualmente me fazem bem e claro que tenho momentos em que caio. É possível que esteja em palco e que me aconteça”, disse.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Parece que nem tudo foram sorrisos no reencontro das Spice Girls

Parece que nem tudo foram sorrisos no reencontro das Spice Girls

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

"Challengers", de Luca Guadagnino: Jogar ao amor num court de ténis

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

"Oureno". Este novo material pode ser uma alternativa ao superversátil grafeno

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Recorde os

Recorde os "looks" coloridos de Maxima nas últimas cerimónias do "Dia do Rei"

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Modelos de sapatos que nunca nos falham

Modelos de sapatos que nunca nos falham

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

3 limites que todos os casais devem ter

3 limites que todos os casais devem ter

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

A

A "Grândola" deixou de ser minha". Artigo histórico de José Afonso

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Joana Amaral Dias chamada de

Joana Amaral Dias chamada de "fascista" e alegadamente "agredida" no Terreiro do Paço

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

As imagens do aniversário do filho de Mia Rose e Miguel Cristovinho

As imagens do aniversário do filho de Mia Rose e Miguel Cristovinho

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia