
A equipa começa a chegar bem cedo todas as segundas-feiras para gravar “Cá por Casa”, o talk-show de Herman José que é emitido nos serões de quarta-feira. A TvMais acompanhou um dia de gravações que começou com a preparação do sketch que faz uma sátira ao popular “Big Brother Famosos”, denominado “Big Mano Conhecidos”.
A equipa de Sérgio Alxeredo, responsável pela caracterização, prepara a rigor a estrela da RTP, juntamente com Maria Rueff e Gabriela Barros. São várias horas sentados na cadeira de maquilhagem para transformá-los em Kasha, Jaciara e Liliana.
“Criar este Kasha é vergonhosamente fácil porque está dependente do lado físico e da caracterização. Às vezes sinto-me como ele, semitonido e semidistante como ele costuma estar. O campo [Herman vive na zona de Azeitão] chama muito àquela paz que ele aparenta ter. Mais uma vez há que encontrar o binómio ideal entre a personagem e o ator que a sirva melhor. A Maria [Rueff] tem características para fazer uma maravilhosa Jaciara. Mas se calhar não a punha a fazer de Jorge Guerreiro. Não é que não fizesse…”, brinca o “rei de humor”, responsável pelo texto que ele e os colegas vão gravar: “Este ‘Big Brother’ não me custa nada acompanhar porque acho divertidíssimo. Este texto foi feito cerca de uma semana antes de gravar. E com ideia de otimizar recursos. Neste caso, vamos gravar na cozinha onde costuma estar o Nelo e a Idália. Acho que esta produção já faz milagres com o orçamento que tem. Muitas vezes, conseguimos fazer mini-grandes produções que não estão previstas. A escrita tem de seguir também a preocupação dos gastos”.
Maria Rueff, parceira de longa data do colega, adora todos os desafios que o “mestre” lhe propõe. “Ainda em ‘Herman SIC’ já imitávamos os primeiros ‘Big Brothers’. Estamos muito habituados. Além de que grande parte das nossas imitações são de pessoas que existem diariamente na nossa sociedade. Alguns deles têm o gosto e o fair play de reconhecerem a nossa caricatura. Para nós é algo que já nos está no sangue”, revela, já quase a terminar a caracterização como Jaciara: “Já devo ir na oitava ou nona brasileira que faço. Agora o grande prazer é afinar. É ir buscar o lado da baiana, novas maneiras de falar no Brasil, que se vê nos Tik Toks e que a Jaciara também tem. E depois a postura com que ela estava na casa, o seu lado de sofredora, dizer uma coisa e depois fazer outra”.
Dá-se uma pausa para almoço e a gravação decorre ao início da tarde. Falta gravar todo o resto do conteúdo do programa e a previsão é terminar, como é habitual, por volta da meia-noite. No mesmo dia, Maria Rueff gravou ainda um outro sketch, desta vez na pele da pivô Judite Sousa no jornal da CNN.
“O Herman é meticuloso”
Na maquilhagem e prova de figurinos, o trio aproveita para ensaiar o texto. Gabriela Barros não esconde o prazer de trabalhar com dois mestres da comédia. “Tem sido muito divertido e sinto-me bem-vinda. Todas as semanas é uma surpresa sobre o que o Herman vai escrever. Ele é muito meticuloso, envia-nos vídeos, imagens e referências do que pretende”, revela a atriz, assegurando: “No caso da Liliana, fui muito atrás da forma dela falar, que é muito característica, e do semblante. Não sou o público-alvo do ‘Big Brother’, mas cada vez que tenho um desafio destes lá vou fazer a minha pesquisa”.
Tendo já recriado inúmeras figuras conhecidas do público, Gabriela Barros nunca teve ninguém que ficasse ofendido com a sua “cópia”. “Nunca me aconteceu dizerem que não gostaram… nem que gostaram (risos). Nem mensagens de ódio nem de amor. Espero, desta vez, quando a Liliana sair da casa que fiquei contente.”
As preferidas dele!
Herman José confessa que se diverte a assistir a esta edição de “BB Famosos” e tem uma concorrente que a tem surpreendido: “Gosto da Marta [Gil]. Tem-se revelado uma mulher giríssima, consistente, de quem eu gosto bastante. Ao início, ela fazia um esforço tão grande por ser engraçada que achei que, passada uma semana, não a podia ver. E revelou-se muito esperta, com ideias arrumadas. E a Catarina [Siqueira] também é querida.”