Toda a gente quer uma foto com a Cristina
As gravações de “Festa é Festa” em Portimão têm agitado a cidade algarvia, mas nada se compara ao momento em que Cristina Ferreira surgiu na praia, onde os atores têm estado! Não houve ninguém no areal que não quisesse uma foto com a diretora de Ficção e Entretenimento da TVI. “Isto é a minha vida [risos]”, contou a apresentadora, justificando a abordagem dos fãs. Porém, também se vê condicionada. “É óbvio que quando estou com pessoas que querem tirar uma fotografia comigo não posso estar com o meu filho e com a minha família da mesma forma, por isso, adoro as minhas idas ao estrangeiro onde posso ter essa maior liberdade e ser a Cristina!”
Na sua vida pessoal, já deixou de fazer muitas coisas por causa da fama. “Há anos que não vou a um shopping”, exemplificou. Opta então por ir a alguns locais de eleição, que já se habituaram à sua presença e onde, por isso, é menos abordada. “Vou a Vila Nova de Milfontes todos os anos; e na Ericeira, nesta altura de verão, há muitos turistas que me abordam, mas os da casa, quando me veem a caminhar, só me chamam e cumprimentam de longe.”
Fase intensa mas prazerosa
A vida de Cristina continua agitada. Depois da visita ao Brasil, esteve na Madeira com Bernardo Sousa para gravar um documentário com o vencedor de “Big Brother Famosos”. Logo a seguir rumou ao Algarve. “Estou numa fase intensa!”, observou, mas nada que lhe tire o ânimo. “Faço o que gosto. Sou muito feliz e encaro as viagens como um trabalho muito prazeroso. Muito diferente de estar numa sala em reuniões. Isso é o mais difícil para mim. As minhas reuniões são sempre curtas porque sou muito direta e organizo bem o meu tempo. Por isso é que consigo fazer com que as coisas fluam e saiba aproveitar os momentos fora de trabalho.”
Sobre as audiências
Entretanto, a TVI tem ganho terreno na guerra com as audiências em relação à SIC. “Nós trabalhamos para vencer e isso, quando acontece, torna tudo mais feliz. Fazemos tudo de coração”, disse. Cristina não teme, porém, deixar de vencer. “Andamos no despique para ver quem ganha o mês, a semana, o dia. E isso só nos torna melhores profissionais porque vamos tentar dar ao público o que ele quer.” E falou também de Daniel Oliveira, diretor de Programas da SIC. “Deve entender-se estas duas direções, a minha e do Daniel, como as direções do futuro. Somos da mesma idade, crescemos em televisão, trabalhamos há 20 anos e gerimos os destinos da televisão em Portugal. Fico muito feliz.”
Ser a pessoa mais influente é…
De acordo com um ranking de uma revista semanal, Cristina é a mulher mais influente de Portugal. “É uma responsabilidade tremenda. A perceção que tenho é que se falhar pode fazer com que outras pessoas sintam que nem sempre, enquanto mulher, é possível lá chegar [ao objetivo]”.