João Baptista, de 37 anos, voltou a sentar-se no banco dos réus no dia 12 de maio, para a segunda audiência do processo de violência doméstica, que a ex-namorada lhe moveu. O ator está acusado de ter agredido e perseguido Dina Paiva, a esteticista com quem manteve uma relação amorosa entre 2017 e 2018. O ator que dá vida a Tó Calhau, na novela da SIC “Por Ti”, chegou ao tribunal acompanhado pela mãe, Ana Paula, e com a filha, Maria Clara, de 2 anos, como aconteceu na primeira audiência. Dina Paiva não esteve presente, o seu testemunho foi ouvido na primeira audiência, que aconteceu a 5 de maio, com o ator fora da sala, a seu pedido.
Na segunda sessão foram ouvidas as testemunhas da acusação. Uma cliente do espaço de estética que Dina explora no Loures Shopping recordou um dos momentos em que João procurou a ex-namorada: “Ela estava a trabalhar e ele chamou-a. A Dina respondeu que não podia e foi quando ele começou com os insultos a gritar que ela era uma p***, uma vaca, interesseira… Depois ficou por perto à espera dela”. Liliana, uma psicóloga amiga da empresária, contou que viu imagens do rosto e corpo de Dina, após as agressões apontadas ao ator neste processo. “Vi fotos das equimoses que ela tinha na cara, assim como as mensagens e os vídeos com o teor ofensivo que ela recebia dele”, revelou. “Andava muito assustada com as coisas que aconteceram, as agressões físicas e psicológicas. Ainda não está bem, quatro anos depois ela ainda sofre”, rematou.
À saída do tribunal, José Paulo Pinho, o advogado de Dina, mostrou-se confiante num desfecho positivo para a sua cliente: “Estou convicto na condenação, tem de haver justiça. A própria juíza nem sequer põe em causa a veracidade dessas coisas. Os vídeos, áudios e mensagens comprovam aquilo que ele fez durante anos”. Sobre a decisão de João não querer testemunhar disse apenas: “Remeter-se ao silêncio às vezes não prejudica mas diz muito”.
Agressões e ameaças
O depoimento de Dina Paiva ficou marcado pelo relato de episódios de agressões físicas e psicológicas que terão acontecido durante e após a relação terminar. Em lágrimas, disse no tribunal que o ex-namorado recorria ao consumo de drogas, algo que a incomodava e gerava atrito entre o casal. O ator ficava alterado e numa dessas ocasiões agrediu-a na cara, deixando-a, segundo a própria, com um olho e a zona da boca roxos. Depois deste episódio, não apresentou queixa às autoridades. Um pedido de desculpas e a promessa de que não voltaria a acontecer terão a levado a dar uma nova oportunidade a João Baptista. Mas o comportamento do ator não terá mudado e, por isso, ela quis terminar a relação várias vezes, mas nessas alturas seria alvo de ameaças. Após uma forte discussão, acabou por apresentar queixa em setembro de 2018. Na próxima audiência, agendada para 31 de maio, serão ouvidas as testemunhas de defesa do ator da SIC.