
O jardim do monte que Manuel Luís Goucha e o marido têm na zona de Monforte, no Alentejo, foi o cenário para a entrevista que o empresário deu a Júlia Pinheiro, um mês depois de se ter despedido em direto da cozinha de “Goucha”. Rui Oliveira, que nasceu numa família numerosa, começou por recordar a infância em Angola, a carreira de ginasta, a vinda para Portugal e a carreira de bailarino clássico que ficou pelo caminho. Um homem dos sete ofícios e de muitas paixões, algumas delas com mulheres. “Acho que todos nós nascemos bissexuais, depois, com a sociedade e a educação, cada um desenvolve a capacidade de ser mais masculino ou feminino”, salientou o convidado de “Júlia”, a 3 de junho, na SIC, e recordou um amor proibido: “Fui amante de uma colega minha. Éramos muito amigos e depois apaixonámo-nos e tínhamos um relacionamento. Era casada e não queria divorciar-se”.
Já na Bélgica, onde começou por trabalhar como jardineiro e acabou como cozinheiro, quase se estreou na paternidade. “Estive para ser pai. Ela foi ao planeamento familiar tratar da situação e ainda bem que o fez, porque havia a probabilidade de o bebé poder vir com uma deficiência, devido a uma incompatibilidade de sangue.”
Rui contou depois como conheceu Goucha há 24 anos, na casa de um amigo, e falou da troca de alianças em 2018. A finalizar a entrevista, o empresário abordou a polémica saída da TVI, no final de abril. “Gostava de ser reconhecido pela estrutura. Sentia que não havia reconhecimento e não havendo pensei: O que é que estou aqui a fazer?”. Recorde-se que a decisão apanhou até o próprio marido de surpresa.
Rui Maria Pêgo com Goucha
Enquanto Júlia Pinheiro entrevistava Rui Oliveira, Goucha contra-atacava com uma entrevista ao filho da apresentadora da SIC, Rui Maria Pêgo, em Londres. E o resultado foi que o empresário arrasou o marido nas audiências. “Júlia” teve uma média de 406 mil espectadores (com “pico” de 535 mil) enquanto “Goucha” se ficou pela média de 266 mil telespectadores.