Estávamos no ano 2008, quando estreou a série juvenil “Rebelde Way” na SIC, uma adaptação portuguesa da produtora argentina Cris Morena, autora de êxitos como “Floribella” e “Chiquititas”. Contou com a direção de Atílio Riccó e a supervisão de Teresa Guilherme, tal como acontecera com outros sucessos.
Contava uma história que ocorria na Prestige International School, um colégio interno de alta classe onde os alunos recebiam um elevado nível de educação e eram preparados para um grande futuro. O colégio contava com um programa de bolsas de estudos para jovens de baixos recursos financeiros que possuem excelente nível académico. No entanto, poucos chegam a graduar-se, visto que são perseguidos por uma sociedade secreta chamada “Os Puros”. Era este o mote da série da estação de Paço D’Arcos.
Entre os alunos estão Mia, interpretada por Joana Anes, Manuel, representado por Nelson Antunes, Pedro, com o talento de Pedro Barroso e Lisa, a cargo da atriz Joana Alvarenga. Quatro jovens que, apesar de suas grandes diferenças, descobrem algo que os une: o grande amor pela música e, em consequência, formaram a banda ‘RBL’.
A atriz Joana Anes dava vida à personalidade mimada de ‘Mia Rossi’, filha de um grande estilista e a diva do colégio que ajudava todos a tornarem-se mais fashion. Desde cedo que a atriz demonstrou que merecia diversas oportunidades no mundo da televisão, contudo Joana acabou por ficar conectada à imagem da personagem. Apesar de, no passado, ter dado a cara por outras grandes produções, tais como a segunda temporada de ”Floribella”, na SIC, e ”Dei-te Quase Tudo”, na TVI, a verdade é que após o término de ”Rebelde Way” os convites diminuíram. Mais à frente, a atriz chegou a ocupar o lugar de apresentadora num programa de culinária direcionado para as crianças na estação pública portuguesa: ”Já Sei Cozinhar”, que foi transmitido aos domingos de manhã com apenas uma temporada.
Em 2010, Joana Anes casa-se com Tiago Claro ao fim de sete anos de namoro, no Alentejo. Em virtude desta fase de casamento, a atriz acabou por ”cair” no esquecimento de muitos, desaparecendo praticamente dos ecrãs nacionais e dos tabloides de língua portuguesa. Todavia, o casamento não viria a durar muito tempo e passado alguns anos, a atriz foi vista a namorar com o holanês Jeff D. Anderson.
Carreira profissional como DJ
No último dia de agosto, Joana Anes irá atuar ao vivo, no Cais do Sodré, em Lisboa, como DJ de música alternativa. Em causa, está o evento “Mothership”, organizado pelas produtora Visionaries & Freaky Fiction.
“SWAMI” é o novo nome artístico da atriz, que irá oferecer um momento de muita dança, música e descontração das 23h, do dia 31 de agosto, até, às 6h do dia 1 de setembro. Porém, ainda sem horário definido para a antiga estrela da SIC.