Morreu a rainha Isabel II, aos 96 anos. A informação foi divulgada pelo Palácio de Buckingham na tarde desta quinta-feira, 8 de setembro, através de um comunicado oficial. “A rainha morreu de forma pacífica em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, diz o texto.
Algumas horas antes a Casa Real já tinha divulgado que a monarca não estava bem de saúde: “Depois de uma avaliação esta manhã, os médicos da Rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela continue sob supervisão médica. A rainha permanece confortável e em Balmoral”, dizia o texto.
Nos últimos tempos a rainha não tem participado de muitos eventos oficiais. Em maio, devido a “problemas de mobilidade episódicos”, a rainha perdeu pela primeira vez em 59 anos a sessão de abertura do Parlamento. Isabel II também não participou de muitas das comemorações do seu Jubileu de Platina e esta semana, pela primeira vez, nomeou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, diretamente de Balmoral, e não do Palácio de Buckingham, por ter sido aconselhada pelos médicos a não viajar.
Rainha há mais tempo no trono
Quando nasceu, Isabel II não estava destinada a ser rainha. No entanto, com a abdicação do tio, Eduardo VIII, e consequente subida ao trono do seu pai, Jorge VI, cedo soube que um dia o trono do Reino Unido seria seu. Foi a 6 de fevereiro de 1952, após a morte do seu pai, que Isabel II subiu ao trono. A então princesa soube que o pai havia morrido durante uma viagem pela Austrália e Nova Zelândia, a qual fez acompanhada do marido, Philip. A coroação aconteceu um ano e quatro meses depois, a 2 de junho de 1953.
Desde então, Isabel II tornou-se a monarca que mais tempo permaneceu no trono britânico, tendo completado este ano 70 anos de reinado. Isabel II também foi a monarca mais velha da História, ao ultrapassar o rei Abdullah Bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita, que morreu em 2015 aos 90 anos. Durante o reinado, conheceu 15 primeiros-ministros britânicos e foi a monarca que mais viajou o mundo, tendo percorrido mais de 1 milhão de quilómetros.
Na maior parte do reinado esteve acompanhada do marido, o príncipe Philip, com quem foi casada por 73 anos. O marido da monarca morreu em abril de 2021, aos 99 anos. Com Philip, Isabel II teve quatro filhos: Carlos, Anne, André e Eduardo. Teve 8 netos e 12 bisnetos.
Agora, Carlos torna-se automaticamente rei. Além da mudança no trono, há outras alterações previstas no Reino Unido: a alteração do hino nacional – Em vez de “Deus salve a Rainha”, dir-se-á, “Deus salve o Rei” – e também os selos, bilhetes e moedas passarão a ter a imagem do filho da monarca. Carlos também passa a ser o líder da Commonwealth.