A atriz Fernanda Serrano cortou o cabelo em homenagem a Mahsa Amini, a jovem de 22 anos que morreu na prisão por usar ‘roupas inadequadas’ no Irão. O vídeo da atriz de 48 anos a cortar o cabelo tornou-se viral.
“Liberdade para todas… vergonha de comportamentos totalmente inaceitáveis da raça humana”, declarou a atriz, a primeira portuguesa a juntar-se ao movimento internacional de homenagem à jovem iraniana.
Fernanda Serrano faz, assijm, parte do grupo de mais de 50 artistas como Juliette Binoche, Marion Cotillard, Isabelle Huppert, Isabelle Adjani e Charlotte Gainsbourg, que publicaram um vídeo nas redes sociais a cortar o cabelo em protesto.
Protestos no Parlamento Europeu
O ato tem sido repetido um pouco por todo o mundo, até no Parlamento Europeu. Efetivamente, a eurodeputada Abir Al-Sahlani – sueca de origem iraquiana – cortou uma parte do cabelo, enquanto falava perante a assembleia, surpreendendo a ‘plateia’.
“Até que o Irão seja livre, a nossa fúria será maior do que a dos nossos opressores. Até que as mulheres do Irão sejam livres iremos apoiar-vos”, afirmou a eurodeputada.
Mulheres querem um Irão livre
Fernanda Serrano e todas estas mulheres, não só homenageiam a jovem de 22 anos que morreu três dias depois de ter sido detida por usar roupas que vão contra a lei do Irão, como sublinham a importância da liberdade para as mulheres.
Há semanas que decorrer fortes protestos no Irão contra a imposição de as mulheres terem de cobrir o cabelo em público.
Acima de tudo, estas mulheres pretendem, sobretudo, levantar a voz e dizer que não vão parar “Até que o Irão seja livre”.
No Irão, as mulheres querem vestir-se sem restrições e andar na rua, sem medo, com o cabelo solto e não coberto pelo hijab. O acessório que acabou por ditar a morte de uma jovem de 22 anos.
O movimento que apela à liberdade das mulheres, parece que veio para ficar. Por cá, recorde-se, também Catarina Furtada aderiu à causa, porém, alvo de alguma polémica.
Veja mais aqui sobre Fernanda Serrano que brilhou na 59ª edição da ModaLisboa. A atriz foi amplamente aplaudida pelos filhos Santiago, Laura e Maria Luísa ( de 17, 14 e 13 anos respetivamente).