Durante os dois dias da visita oficial a York e Doncaster, o rei Carlos III inaugurou a primeira estátua em homenagem à sua mãe, a rainha Isabel II, que morreu no passado dia 8 de setembro, no Castelo de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos.
A estátua, que deveria ter sido inaugurada em setembro para assinalar o Jubileu de Isabel II, é uma obra de Richard Bossons, um especialista na arte de esculpir pedra, de 52 anos, que ganhou um concurso para realizar esta obra. Em pedra calcária francesa, pesa quase duas toneladas e está localizada na porta sudoeste na Frente Oeste da Catedral de Iorque. Na imagem, a rainha Isabel II exibe o traje da Ordem da Jarreteira.
“A criação desta estátua é também uma homenagem ao apoio, afecto e orações que a comunidade desta catedral, e desta grande cidade, sempre deu à falecida rainha, e por tudo o que ela representou na vida da nação e da Commonwealth” partilhou a conta oficial de Instagram da família real britânica. “A estátua honra a vida de serviço e dedicação da Rainha Elizabeth II”, acrescenta ainda.
Veja o vídeo do momento em que a estátua é revelada na presença do rei Carlos III e de Camilla, a rainha consorte.