O discurso do rei Carlos fez furor. Não só porque recebeu o primeiro Chefe de Estado na sua residência oficial mas também porque foi a primeira vez que discursou no papel de monarca, em Buckingham.
A visita do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, estava agendada há pouco mais de um ano e foi recebido pelo novo rei. Durante o banquete, o primeiro do novo rei, Carlos III, e os membros sénior da realeza, serviram faisão de Windsor recheado e rodovalho grelhado com cogumelos selvagens.
No discurso, Carlos destacou as mudanças que pretende para o seu reinado e cumprimentou os visitantes em várias de suas línguas nativas. Ou seja, assume a parte da história do Reino Unido com a África do Sul que “provocou profunda tristeza”. O monarca referiu-se ao passado de escravatura do país que traficou pessoas e explorou colónias à exaustão.
Uma noite memorável até porque Carlos III e a rainha consorte, Camila, estiveram acompanhados dos príncipes de Gales, William e Kate.
O discurso do rei e as jóias da rainha e da princesa
Aliás, o casal mais jovem soma pontos a cada aparição pública. Desta vez, a Princesa de Gales voltou a deslumbrar ao exibir um “look” incrível.
Kate foi a grande protagonista da noite. Com um vestido assinado pela estilista britânica Jenny Packham, a mulher de William exibiu um vestido branco, com decote em barco, mangas compridas abertas e detalhes de bijutaria nos ombros. O modelo original tem uma abertura nas costas, mas a Princesa de Gales optou por por fechá-la, tornando-o mais clássico. Este modelo tem o valor de mercado de cinco mil euros.
As jóias complementaram o modelito e ofuscaram os presentes. A tiara que usou pertenceu a Isabel II mas, na mente do comum dos mortais, é uma peça imortalizada por Diana. Que foi quem mais a usou. Trata-se da Cambridge Lover’s Knot Tiara, a preferida da Princesa do Povo.
Feita com diamantes em lapidação brilhante e pérolas em forma de gota, pelo joalheiro Garrard em 1913. Foi uma encomenda da rainha Mary, esposa de George V. Após a sua morte, Mary deixou a tiara à neta, Isabel, que por sua vez a ofereceu à nora, Diana. Após o divórcio dos príncipes de Gales, a tiara regressou às jóias da Coroa. Até 2015, quando Kate a resgatou.
Mas há mais. No braço, Kate usou um pulseira de pérolas e nas orelhas brincos de diamante com uma grande pérola pendente, outrora de Diana. A pregadeira que prendia a faixa da Real Ordem Vitoriana foi a única jóia que Kate usou sem que fosse herdada. Sem confirmação, especula-se que terá sido um presente de William por ocasião do 40º aniversário. Está avaliada em 14000 euros
Camila também teve o seu foco. Na cabeça a rainha consorte usou uma tiara belga, que Isabel II adquiriu em 1963.