O Natal é, por excelência, uma época para viver em família. Se o seu clã cresceu recentemente, esta será uma noite com muito mais significado e, claro, o novo elemento estará no centro das atenções, tal qual irá acontecer na casa de muitas caras conhecidas.
E embora o bebé não compreenda o significado da quadra, não significa que ele não possa participar, e que a família não o possa incluir de uma forma especial.
Mas atenção! Há algumas dicas que podem fazer toda a diferença e lhe permitirão desfrutar em pleno deste Natal tão cheio de novidades!
Palavra de ordem: conforto
Embora nesta altura seja comum participar em vários almoços e jantares de Natal, se foi mãe (ou pai) à pouco tempo, deve repensar esta “tradição”. Estes aglomerados de pessoas podem ser demasiado para uma bebé. Por isso, opte por manter o ambiente familiar. Viva a Consoada no conforto do vosso lar, e apenas com aqueles que lhe são mais próximos. Será, com certeza, mais confortável para todos!
Respeite o seu bebé
Os últimos anos foram atípicos e, em muitos casos, crianças que nasceram há um ano estão apenas agora a conhecer alguns amigos ou familiares. Tenha o bebé um mês ou um ano, é importante que não altere os seus horários de sono e refeições e respeite o seu espaço, ainda que todos o queiram ver e abraçar.
Se vir que o seu bebé está nervoso, irritado ou desconfortável, deve levá-lo para um lugar tranquilo
Inicie tradições
A chegada a casa de um novo membro à família pode ser o momento ideal para iniciar uma tradição de Natal, que possam repetir ano após ano.
Dica: Tire uma fotografia e repita-a todos os anos para que possa ver como cada elemento da família vai mudando ao longo do tempo
Crie e guarde memórias
Registe tudo! Prepare as máquinas fotográficas, câmara de filmar e o telemóvel para captar todos os momentos deste que é o primeiro Natal do seu bebé e de vocês como pais! Lembre-se que na vida, é impossível andar para trás e, no futuro, será tão bom recordar estes tempos.
Dica: Ainda que seja cada vez menos comum. Crie um álbum com fotografias impressas! Esta é também uma ótima sugestão para presentear, por exemplo, os avós.
Prendinhas simbólicas
Qualquer que seja a idade da criança, ela também merece ter o seu presente debaixo da árvore de Natal, ainda que possa não ter muita consciência acerca daquilo que a rodeia.
Dica: Mime-os com algo simbólico com que mais tarde lhe possa contar a história desta noite vivida em família.
Convidamo-o agora a recordar os famosos que este ano aumentaram a família.