Eduardo: o novo Duque de Edimburgo. O prometido é devido. No casamento, Isabel II ofereceu ao filho mais novo o título do marido. À morte do pai, Eduardo herdaria, por direito, o seu título. E assim aconteceu. Apesr do pai já ter morrido há algum tempo, o irmão de Eduardo, o rei Carlos, cumpre a promessa feita pela mãe de ambos.
Eduardo celebra hoje 59 anos de vida. No entanto, invulgarmente, o título, anteriormente detido pelo seu pai, só permanecerá com ele durante toda a sua vida e após a sua morte reverterá para a Coroa.
Eduardo: o novo Duque de Edimburgo
A esposa, Sophie, atualmente Condessa de Wessex, tornar-se-á a Duquesa de Edimburgo. Já o filho, o Visconde Severn, de 15 anos, será, também a partir de hoje, Conde de Wessex , o título anterior do pai.
Contudo, segundo as antigas regras da primogenitura, nenhuma das alterações irá afeatar a filha estudante do casal, Lady Louise Mountbatten-Windsor.
O antigo e prestigioso título de Duque de Edimburgo pertencia ao Príncipe Philip e fez parte do presente de Isabel II quando se casaram em 1947.
Edward era o filho mais próximo do pai. Quando ele e Sophie casaram, em 1999, a Casa Real revelou que o ducado passaria para Edward após a morte de Philip.
A questão para o Palácio de Buckingham era que Eduardo, agora em 13º lugar na linha de sucessão ao trono, vai continuar a descer na ordem de sucessão, quando os filhos do Príncipe e da Princesa de Gales crescerem e passarem a ter famílias próprias.
Havia ainda a preocupação de que os títulos mais antigos, associados a uma nação do Reino Unido, fossem transmitidos a um ramo cada vez mais júnior da linha familiar.
Co efeito, Carlos parece estar decidido em “arrumar a casa.” Entre títulos e casas oficiais dos Windsor, passo a passo o monarca tem vindo a ajustar a coroa ao século XXI, à sociedade britância e aos duros tempos que o mundo vive.
Assine aqui a nossa Newsletter gratuita e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!