
Foto DR
Aos 86 anos e com um histórico clínico de enorme fragilidade, o Papa Francisco foi internado de urgência, no 10º andar do Hospital Gemelli, em Roma, com queixas cardíacas e respiratórias. Após a realização de vários exames médicos foi-lhe diagnosticada uma pneumonia.
De início, o Vaticano anunciou que se tratavam apenas de exames de rotina, mas mais tarde foi obrigado a melhores explicações sobre a conidição de saúde do Santo Padre. Segundo foi permitido saber, o Papa Francisco passou bem a noite mas não se sabe quando tempo vai ficar internado. Certo é que domingo não celebrará a missa no Vaticano e toda a sua agenda foi cancelada.
Em plena época Quaresma, uma das datas mais importantes para os católicos, resta agora saber se o Papa Francisco poderá ou não presidir as celebrações das cerimónias da Semana Santa.
Com uma idade já por si avançada e com uma saúde assumidamente frágil, a Igreja e os seus fiéis estão obviamente preocupados e é inevitável não pensar que o Papa Francisco possa, tal como o anterior Santo Padre, Bento XVI, que morreu a 31 de dezembro de 2022, resignar ao cargo.
A indefinição estende-se também à Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, e a presença do Papa Francisco é agora colocada em causa.