Emocionado, João Baião recorda Maria João Abreu em dia de aniversário com uma foto de ambos nas redes sociais: “Minha querida Maria João, estará para sempre na minha vida e no meu coração, principalmente neste dia 14, dia do seu aniversário. Tantas saudades da minha querida Amiga”, ecreveu o apresentador da “Casa Feliz”, na legenda da foto. A publicação acolheu de imediato milhares de comentários e entre eles, é claro, os de muitos famosos que também privaram com a atriz, como, por exemplo, Catarina Furtado, Bárbara Guimarães, Tânia Ribas de Oliveira.
Recorde-se que Maria João Abreu morreu a 13 de maio de 2021, depois de se ter sentido mal durante as gravações da novela “A Serra”, na SIC, no dia 30 de abril. A atriz foi internada no Hospital Garcia da Orta, em Almada, onde foi operada a um aneurisma e ficou depois em coma induzido, na esperança de uma recuperação, o que não veio a acontecer.
A morte da atriz, aos 57 anos, provocou uma onda de comoção muito especial e que se estendeu a todos os quadrantantes da sociedade. Na verdade, Maria João Abreu era uma atriz e ser humano consensual, conhecida não só pelo seu talento mas também pelo seu espírito agregador e solidário.
O seu nome não foi esquecido e no último ano foram muitas as homenagens à sua memória. Uma delas aconteceu em maio de 2022 e foi organizada pela família da atriz. Tratou-se de um concerto especial intitulado “As Músicas da João” e contou com a presença do viúvo, João Soares, dos filhos Ricardo e Miguel, e do ex-marido José Raposo.