Neste Dia Mundial da Dança fizemos uma seleção de algumas celebridades que, antes de terem fama no pequeno ou no grande ecrã, dançaram nos palcos de tutu. Temos cinco portuguesas. Entre nesta ´cápsula do tempo’ através da galeria de imagens que preparámos para si
Pois é, Lídia Franco, Sónia Araújo, Carla Andrino, Catarina Furtado e Ana Garcia Martins são as estrelas nacionais que pisaram os palcos em pontas e de tutu.
Mas o mais curioso é que algumas destas celebridades fizeram mesmo carreira como bailarinas.
É o caso da atriz Lídia Franco (79 anos), que começou a sua carreira artística como bailarina na Companhia Portuguesa de Bailado, no Grupo Fernando Pessoa, no Grupo Experimental de Ballet da Fundação Calouste Gulbenkian e no Théatre Royal de la Monnaie.
Atrizes bailarinas
No entanto, apesar de uma carreira promissora, a atriz trocou o ballet pelo teatro e pelo cinema, ou seja, da dança, pela representação.
Ao contrário de Lídia Franco, que poucos conhecem o seu percurso no mundo da dança, a senhora que se segue ainda dá provas do seu talento. Falamos de Sónia Araújo (52 anos).
A apresentadora da RTP foi bailarina na Escola de Ballet Parnaso e frequentou a Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku. Incrível não?! Por isso é que nos diversos programas de dança, ela tem arrasado.
Também do conhecimento público é a carreira na dança da atriz Carla Andrino (56 anos). Fez o curso de dança na Royal Academy of Dancing, em Inglaterra e depois na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.
Dança contemporânea
Ainda assim, e de acordo com a própria atriz e psicóloga, o seu percurso na dança começou um pouco por acaso. Numa entrevista, Carla Andrino revelou que tinha “o pé chato”, que não conseguia usar botas ortopédicas, porque era demasiado magra e então foi para o ballet. Mas o seu sonho sempre foi ser atriz. Contudo reconhece que o mundo da dança lhe deu aprendizagens que levou para a representação.
Embora não tenha feito carreira propriamente dita, Catarina Furtado (50 anos) também abraçou a dança antes de se tornar um dos rostos da apresentação. A apresentadora da RTP frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. E ainda fez alguns espetáculos de dança contemporânea.
Por fim, e fechando esta lista de portuguesas, temos Ana Garcia Martins. É verdade, a influencer, conhecida como Pipoca Mais Doce, também teve o seu momento de bailarina clássica.
O sonho dos palcos
Quanto às estrelas internacionais, de todas talvez o percurso mais conhecido na dança, seja o da belíssima Audrey Hepburn. A falecida atriz belga que se tornou conhecida em todo o mundo pelo seu papel na película ‘Gigi’ é uma referência. Sabe-se que teve formação privilegiada com duas professoras de ballet clássico, uma das quais russa. O seu sonho era ser bailarina, mas foi como atriz que vingou.
Também a, à época sex símbol, Brigitte Bardot (88 anos) teve o seu período de bailarina. A atriz francesa frequentou o Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris.
Com provas dadas depois de ter abandonado a carreira na dança temos Madonna (64 anos). A cantora queria seguir ballet e tudo fez para que a família a deixasse seguir carreira na dança clássica, mas acabou por dedicar-se mais à contemporânea e abraçar outros projetos artísticos. Sendo, por isso, considerada uma atriz versátil.
Georgina ainda tem talento
A atriz brasileira Cláudia Raia (56 anos) iniciou a sua carreira artística como bailarina. Aliás, estudou ballet durante quatro anos em Nova Iorque e dançou profissionalmente nos EUA e na Argentina. Mas a representação acabou por destronar a dança.
Mas há mais. Também a atriz Jennifer Garner (51 anos) teve um período como bailarina, segundo a própria revelou há uns anos na sua página de Instagram, precisamente num Dia Mundial da Dança.
Esta viagem pelo mundo das celebridades que fizeram percurso na dança fecha com um dos rostos do momento: Georgina Rodriguez. É verdade, a noiva de Cristiano Ronaldo teve formação de ballet clássico, dos 3 aos 17 anos. E em 2021 provou os seus dotes para a dança, mas num tango argentino.
Ora veja o vídeo em baixo
Porque a dança é universal, não tem barreiras políticas, éticas ou culturais, o Comité Internacional da Dança da UNESCO, determinou o dia 29 de abril como o Dia Internacional da Dança.
Boas danças neste Dia Mundial da Dança!