Foi a 13 de maio de 2021 que Maria João Abreu partiu, aos 57 anos. A atriz sentiu-se mal durante as gravações da novela da SIC, “A Serra”, no dia 30 de abril. Em seguida, foi internada no Hospital Garcia da Orta, em Almada, devido ao rompimento de um aneurisma. Foi, primeiramente, submetida a duas cirurgias e ficou em coma induzido, na esperança de uma recuperação. Contudo, a malograda atriz não resistiu e morreu na manhã de 13 de maio de 2021. Maria João Abreu faleceu há dois anos. Recorde a artista em imagens.

Homenageada no Teatro Politeama
No dia 29 de abril, Filipe La Féria e o Teatro Politeama homenagearam no espetáculo “Revista É Sempre Revista” os atores Maria João Abreu e José Raposo. Foi neste palco que os dois artistas tiveram alguns dos maiores êxitos das suas vidas.
Assista, em seguido, ao vídeo da homenagem:
Maria João Abreu foi recordada com saudade e emoção num momento que não deixou ninguém indiferente. Na sua página de Instagram, o filho, Ricardo Abreu Raposo assinalou esta homenagem que acontece a poucos dias de se assinalar dois anos do desaparecimento precoce da atriz.
“Devemos ser simples e estar para os outros. Amar“
“Ontem, 29 de abril aconteceram amor, respeito, honra, ternura. Em primeiro lugar pela iniciativa que muito me sensibilizou e agradeço do grande Filipe La Feria de homenagear os meus pais. E acima de tudo pela ligeireza com que os presentes acataram essa homenagem com dignidade e soberba, o que me leva uma vez mais a crer que, conhecendo-os como conheço, a melhor análise que posso fazer é de que devemos ser simples e estar para os outros. Amar“, pode ler-se, em primeiro lugar.
“Não é pelo tão-só talento que se dá esta imensidão de afeto numa homenagem a duas pessoas, mas também pela matéria de humanização que há nesta atriz e neste ator, que são, em primeiro lugar, pessoas. Excelentes. E o Miguel que esteve presente, sabe que é o meu grande amor, o meu irmão, o meu amigo, terapeuta amador pro bono, tudo lhe devo”, escreve, em seguida.
Ainda um grande beijo de carinho por todas/os as/os colegas que me mimaram ontem como se não houvesse hoje, e na verdade hoje acordei e vi que ‘hoje’ existia e o que é facto é que vou ter matinée daqui a umas horas e vão lá estar todos outra vez com o mesmo carinho. Viva o teatro, e viva a vida. Estão de mãos dadas”, pode ler-se, por fim.

No dia 28 de abril de 2021, dois dias antes do rompimento do primeiro aneurisma, nas gravações do programa da SIC Mulher “Mesaluisa”, de Luísa Villar, concedeu a sua última entrevista. Na companhia do ex-marido José Rapaso e do colega, João Baião, falaram do pai da atriz, depois de Raposo recordar os cozinhados do sogro, João António Abreu, que faleceu vítima de cancro em novembro de 2020. Maria João não conseguiu disfarçar a tristeza que ainda sentia e assumiu chorar com frequência. Era nos braços do marido que encontrava o conforto quando a dor e a saudade apertavam.
Percorra, por fim, a galeria de imagens da atriz. Maria João Abreu faleceu há dois anos. Recorde a artista em imagens.