Sofia Ribeiro admite que a educação das sobrinhas não é tarefa fácil. De fato a atriz decidiu fazer um desabafo nas redes sociais após momentos particularmente desafiantes. Desse modo, publica uma selfie captada dentro do carro na qual surge com os olhos ainda marcados por um momento de choro.
“Em afazeres desde cedo até agora. Escolas, logística, burocracias, supermercados, disparates vários e castigos pelo meio… Cacete, custa-me horrores castigá-las! Fico desfeita. É tudo novo e às vezes bate um desespero. Um receio de não saber como fazer… Para ajudar estou com TPM! Desabafos. Yes. Olhos de quem chorou. Estas bogas (olhos) não disfarçam mas valeu, alivei. Música alta e vida que segue. Vivendo e aprendendo”, escreve.
O que levou Sofia Ribeiro a ficar com a guarda das sobrinhas
Desde praticamente que as meninas nasceram que a atriz tem sido uma presença constante na vida de ambas, proporcionando–lhes coisas que jamais esquecerão. A partir de agora os momentos de união e alegria passam a ser diários. Sofia Ribeiro assume responsabilidade das duas sobrinhas: “Senti que era preciso agir”. “Foi o meu desejo, tia!”, disse uma das meninas quando a atriz lhes contou que iriam morar com ela.
Estou com organizações em casa, organizações na vida e muitas mudanças”, dizia à revista TvMais Sofia Ribeiro a 25 de julho, à margem da antestreia do filme “Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó”. Duas semanas depois, eis que decide revelar que mudanças são essas, tão importantes na sua vida, e torna público que passou a ter a seu cargo as duas sobrinhas, de 12 e 9 anos.
“Daqui para a frente somos três”
A atriz publicou nas suas redes sociais um vídeo onde conta às duas meninas que vão ficar a viver com ela, algo que as deixa em êxtase e muito felizes. A acompanhar as imagens está um texto emotivo, em que Sofia partilha o turbilhão de emoções que está a experienciar nesta nova fase. “Divido um amor tamanho que não me cabe no coração! Transborda e certo é que nunca lhes faltará. Daqui para a frente somos três. Dizem ser a conta que Deus fez. Eu acredito”, escreveu. Depois de anunciar a boa nova aos seus seguidores, Sofia Ribeiro, de 38 anos, fez questão de explicar porque é que tomou a decisão de assumir a responsabilidade das duas sobrinhas, filhas da sua irmã mais nova, Tânia, de 31 anos.
“O que eu mais quero é que elas tenham paz”
“O que eu mais quero é que elas tenham paz. A vida não é um conto de fadas, e há famílias com muitos e sérios problemas disfuncionais, que, apesar do amor que lhes têm – o que é o caso –, não têm capacidades nem estrutura, a qualquer nível, para cuidar dos seus filhos”, começou por explicar, acrescentando: “Senti que era preciso agir. Não conseguiria lidar de outra forma. Resumindo: naturalmente as minhas princesas têm pais, têm mais família, mas, dadas as circunstâncias serem muito frágeis, depois de bastante tempo de avaliação para perceber se havia uma possibilidade de as coisas se recomporem, compreendemos que não”.
“Olho para elas e vejo-me a mim”
Ao olhar para a situação das duas sobrinhas, Sofia Ribeiro recordou-se da sua própria história de vida, uma vez que também ela nasceu e cresceu no seio de uma família disfuncional. “Para mim isto não é o ideal, olho para elas e vejo-me a mim. Tenho também uma história muito semelhante. O ideal é as crianças ficarem com os seus pais e, não sendo possível, serem criadas condições felizes, saudáveis, para o melhor para elas. O objetivo não é afastar as crianças de ninguém, mas sim que tenham um lar, referências, raízes, um caminho para andar e serem felizes”, justificou. Praticamente desde que as duas meninas nasceram que Sofia têm sido uma presença constante na vida de ambas, levando-as de férias, comprando-lhes roupa e brinquedos e, essencialmente, passando com elas bons momentos, que as crianças jamais esquecerão.
A atriz, que até à data não teve filhos, tem uma ligação muito forte às duas meninas. “Elas são como se fossem minhas filhas, é assim que eu as sinto. Obviamente que têm mãe, que é a minha irmã, mas sinto-as como as minhas filhas emprestadas”, disse numa entrevista.
Em seguida veja as fotos das primeiras férias de Sofia Ribeiro enquanto guardiã legal das sobrinhas.