A festa foi de arromba e durou até às cinco da manhã! Contudo, como manda a tradição, a infanta chegou à Basílica do Convento de Mafra com meia hora de atraso, enquanto no altar a aguardava o noivo, que não conseguia disfarçar o nervosismo. Ela entrou sorridente e manteve-se sempre calma durante a cerimónia religiosa. Maria Francisca de Bragança e Duarte Martins casaram-se em Mafra e seguiram de lua-de-mel para Marrocos.
“A minha filha está muito feliz”
Já depois de dizerem o “sim”, os noivos confidenciaram, em primeiro lugar, à imprensa portuguesa e espanhola: “Estamos muito felizes”. A mãe da noiva, com um look em tons de azul e bege, mostrava-se emocionada. “A minha filha está muito feliz. Estamos encantados com ela”, disse, primeiramente, Isabel de Herédia. O pai da noiva, Duarte Pio de Bragança, comentou, em seguida: “É uma festa muito bonita, a minha filha e o Duarte estão felizes”.
Assista ao vídeo, em seguida:
Como é habitual, depois da cerimónia religiosa seguiu-se um coquetel nos claustros do convento de Mafra. Neste momento é servido aos convidados, alguns petiscos deliciosos da gastronomia nacional, nomeadamente polvo assado, choco frito, bacalhau à Brás, empadinhas de cogumelos silvestres, croquetes de carne, pastéis de bacalhau e pastéis de nata.
As iguarias do jantar
Em seguida, Maria Francisca e o marido prepararam-se para a festa, que começou às 19 horas. Entretanto, os recém-casados trocaram de visual e a infanta voltou a encantar pela simplicidade do segundo vestido de noiva. Participaram no jantar na casa da família em São Pedro de Sintra apenas os familiares, amigos e metade dos convidados.
Na ementa do chef Hélio Loureiro, que, aliás, confeciona também os dois bolos de noiva, é servido um prato de peixe (robalo com gambas e arroz caldoso), em seguida, o prato de carne (vitela barrosã com castanhas e batatas assadas). Por fim, para sobremesa um cheesecake de frutos silvestre. O chefe de cozinha preparou ainda opções vegetarianas e veganas, como chili de abóbora, raviólis de cogumelos com creme de soja e bolo de chocolate vegano.
A festa foi, certamente, de arromba e prolongou-se até às 5 horas da madrugada. Os noivos escolheram Marrocos como destino para a lua de mel, que será de apenas alguns dias por motivos de trabalho.