O desamparo (e cansaço!) dos muitos com quem se cruzou levou a atriz a fazer um longo desabafo, tendo esperança numa mudança e em mais empatia. Cláudia Semedo tem a avó hospitalizada e desespera com o Serviço Nacional de Saúde.
À noite na cozinha do inferno, de manhã no inferno que se vive no Serviço Nacional de Saúde.” Foi desta forma que Cláudia Semedo, atriz, apresentadora e uma das concorrentes de “Hell’s Kitchen Famosos”, da SIC, começou um longo texto a dar conta do seu desalento, no início do dia 16 de outubro, em pleno Hospital Santa Maria, onde a sua avó esperava para ser vista por um profissional. “Todos falamos do caos do Sistema Nacional de Saúde e apressamo-nos a recorrer a planos para ser possível o atendimento privado. Longe das minhas dores, longe do meu coração”, pode ler-se, em primeiro lugar. “E como se tornou mais uma conversa de café e menos uma preocupação coletiva, assim segue, moribundo, o sistema mais bonito e democrático de cuidado. Dizia-me um amigo inflamado: Estamos a destruir a coisa mais bonita que criámos para cuidarmos uns dos outros.
“Vi tantas avós sozinhas, tantas pessoas desamparadas”
De todos. Para todos”, escreve, em seguida, Cláudia. A atriz partilha aquilo que viveu naquela unidade hospitalar: “Revezei a minha tia e agora chegou a minha mãe. Só pode estar um acompanhante. Felizmente somos muitos a querer a senha que dá acesso ao corredor onde está a maca da minha avó, mas vi tantas avós sozinhas, tantas pessoas desamparadas. Uma equipa que acabava de entrar ao serviço ainda com o cansaço do turno anterior. Sem mãos a medir”. Não conseguindo ficar indiferente à triste realidade, a atriz auxiliou, como pôde, aqueles com quem se cruzou.
“Ajudei a encaminhar quem estava na maca e não tinha como responder ao nome invocado no rouco altifalante, a passar soro por mangas para tirar casacos, a ajeitar uma senhora que não tinha posição nem companhia”, disse, por fim, na sua partilha com a expectativa de que as coisas possam mudar: “Agora vou ensaiar, na esperança de que as perguntas que tentamos suscitar em palco desfibrilhem empatias em hibernação”.
Cláudia tem recebido muitos elogios pelo seu desempenho e pela sua capacidade de liderança na cozinha da SIC. Percorra, por fim, a galeria de imagens. Cláudia Semedo tem a avó hospitalizada e desespera com o Serviço Nacional de Saúde.