É com grande emoção que a apresentadora fala do seu papel de cuidadora da mãe, Áurea Pinheiro, de 85 anos. “Sou filha única e responsável por ela”, disse, primeiramente, em “Alta Definição” de sábado, 14 de outubro. E acrescenta: “A minha mãe tem uma saúde frágil e eu sou cuidadora. É uma situação para a qual a vida nos deve preparar porque é muito difícil. Ela agora é a minha filha e eu a mãe dela”. Júlia Pinheiro assume a responsabilidade total pela mãe.
“Tomar conta dela parece estranho porque ela é que tomava conta de mim”
A progenitora da estrela da SIC sofreu um AVC em 2019 que a deixou debilitada. “Tomar conta dela parece estranho porque ela é que tomava conta de mim. Hoje sou eu que tenho de ser disciplinada e autoritária. Isso custa muito. Não é o que achamos que um dia vai ser”, diz, em seguida, com lágrimas nos olhos e a voz embargada. Júlia lamenta não ter mais tempo: “Fico com um aperto cá dentro porque tenho de ir trabalhar e sinto que a minha mãe gostava que ficasse mais tempo com ela.”
A apresentadora não se queixa da carreira que escolheu, mas admite que estar diariamente em antena a impediu de apoiar mais os progenitores. “A TV não me tirou nada, nem tenho queixas a fazer por ter notoriedade pública, mas o período diurno é castigador em termos de tempo porque nos limita quando estamos a passar por certas coisas pessoais. Como sou filha única, não pude estar mais presente como desejava nos casos de saúde dos meus pais.” E recordou, a tentar conter o choro, a morte do progenitor, que em 2010 perdeu a luta contra o cancro no pulmão. “No caso do meu pai, foi terrível, porque estava a trabalhar no dia em que morreu. Esperou que eu chegasse para se despedir de mim.”
“Envelhecer é espantoso”
A apresentadora contou em “Alta Definição” que está num momento bom da vida. “Estou tranquila e serena. As minhas expectativas em relação a uma série de coisas estão mais apaziguadas. Já não as valorizo. Eu corri muito, trabalhei bastante e fiz muitas coisas. Não digo que me esgotei, mas este é o momento de estar com menos afazeres. Não me importo de envelhecer.” Júlia Pinheiro celebrou 61 anos a 6 de outubro e garante que não perde tempo a olhar-se ao espelho. “Estou-me nas tintas. Envelhecer é espantoso. Estou cá, tenho saúde, estou lúcida e continuo a aprender coisas todos os dias e tenho projetos. Eu, uma senhora sexagenária, estou todos os dias na antena e isso é um privilégio. Daqui não me tiram!”
Sobre os seus recentes problemas de saúde garantiu estar bem. “Apanhei um grande susto porque pensei que era uma coisa grave. Afinal, foi só tirar a vesícula.” Ainda na entrevista a Daniel Oliveira, Júlia Pinheiro abordou as “brincadeiras” com Manuel Luís Goucha por ambos disputarem as audiências da tarde. “A nossa rivalidade é simpática e ternurenta. Ele sempre me diz que não somos nós que estamos em confronto, mas a SIC e a TVI. Temos uma grande amizade e jamais nos zangaremos”, atira, em suma.
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Júlia Pinheiro assume a responsabilidade total pela mãe, Áurea: “Ela agora é a minha filha”.