
Foto Casa Real /Twitter
A última sexta-feira, 20 de outubro, foi um momento muito especial para a família real espanhola. Em Oviedo, a semanas de fazer 18 anos e jurar a Constituição, a princesa Leonor foi a protagonista dos melhores momentos da entrega dos Prémios Princesa das Astúrias em Oviedo. A cerimónia, no Teatro Campoamor, teve no discurso da futura rainha um dos seus momentos mais altos:
“Gostaria de poder exprimir facilmente o que sinto num dia como o de hoje, aqui em Oviedo, depois de ter prestado o juramento de serviço a Espanha perante a nossa bandeira há apenas quinze dias. E depois de ter iniciado a minha formação militar, que me permite partilhar uma aprendizagem contínua com pessoas que escolheram uma vida de serviço com grandes exigências e sacrifícios pessoais”, começou por dizer.
“Além disso, no dia 31 farei 18 anos e terei a honra de prestar juramento à Constituição, com o que isso significa para mim, pessoal e institucionalmente. O que vos posso dizer é que compreendo muito bem e estou consciente do meu dever e das minhas responsabilidades”, afirmou.

Foto Casa Real/ Twitter
Palavras que encheram de orgulho os pais, os reis Letizia e Felipe VI, mas também a avó, a rainha emérita Sofia, e a irmã mais nova, a infanta Sofia. A atriz norte-americana Meryl Streep, que recebeu, tal como o escritor japonês Haruki Murakami, o Prémio Princesa das Astúrias Artes 2023, emocionou a plateia com o seu discurso sobre a importância da empatia.
E em noite de festa, Letizia e as filhas encantaram com as suas escolhas. A rainha brilhou num vestido oreto assimétrico de Carolina Herrera e sapatos da italiana Aquazzura. Já a princesa herdeira preferiu um modelo em tweed azul-marinho do designer espanhol Moisés Nieto e sapatos de camurça da mesma cor. Por fim, a filha mais nova dos reis de Espanha deslumbrou num vestido de corte assimétrico e bicolor da marca Cardié e sabrinas Massimo Dutti.