Edmundo Rosa lança o primeiro livro entre amigos e veja assim as fotos! O ator, que está de regresso à ficção nacional no elenco da novela da TVI “Queridos Papás”, escrevou-se na escrita e apresentou no passado dia 11 de outubro o seu primeiro livro, intitulado “Deus Foi de Férias”.
Dessa forma, foi na livraria Ler Devagar, no espaço LX Factory, em Lisboa, perante uma plateia repleta de amigos e algumas caras conhecidas do público (entre elas Cristina Ferreira, Sílvia Rizzo, Miguel Bogalho ou Sofia Ribeiro) que o artista falou sobre este novo desafio profissional.
“Eu próprio não sabia deste gosto pela escrita. Fiquei um bocadinho obcecado com uma história que aconteceu há muitos com uma miúda na Áustria, a Natascha Kampusch, que esteve em cativeiro durante quase oito anos. Ninguém a descobriu. E eu pensava: ‘Como é que é possível nos dias de hoje isto acontecer?’ Esta história andava na minha cabeça e pensei colocar em papel, sem qualquer objetivo. Só escrever! De repente tinha ali 11 páginas escritas”, revelou ao Holofote o autor. Oito anos depois a história daquela rapariga voltou-lhe à memória e regressou à escrita: “Fui ganhando o gosto pela escrita. A primeira fase eu escrevi por desabafo e a segunda fase por necessidade”.
Veja (em seguida) a galeria de fotos com alguns dos momentos do lançamento do livro “Deus Foi de Férias”:
“Ganhei o gosto pela escrita. Se bem que é uma tarefa muito solitária e muito diferente do que estou habituado”
(Edmundo Rosa)
Não querendo desvendar grande parte da história, o ator e autor adianta assim: “A resposta a tudo pode ser sempre o amor. E para mim isto é sempre o mais importante. Está provado, e não querendo entrar aqui em questões políticas, que muitas vezes a vítima torna-se o agressor. O caso do assassinos em série, uma pessoa que foi magoada num relação e numa próxima relação acaba por fazer mal a essa outra pessoa… A responsabilidade é sempre nossa! Não temos de fazer o outro pagar por coisas que nos fizeram. O importante é dar amor como resposta”, contou, por fim, Edmundo Rosa ao nosso site.
A sinopse da história:
No anexo do número 3 da Keizersstraat, em Amesterdão, uma mulher vai perceber que, durante mais de anos, esteve privada do mundo e de si própria. Nesse tempo viveu uma relação assente na única realidade que conhecia: a de ter sido raptada com 13 anos e mantida em cativeiro por ele. Ele, o filho exemplar, o excelente professor de Literatura Inglesa numa prestigiada universidade, na qual, os alunos jamais suspeitaram que aquele homem que tanto os cativava, que levava uma vida frugal, sem grandes imprevistos e oscilações, não era o cidadão exemplar que todos imaginavam, mas sim aquele que todas as noites a visitava no anexo escondido dos olhares de todos.
Ele ensinava os clássicos de forma dedicada e fazia coisas inomináveis àquela mulher. Porém, quando tudo parecia ser o cenário perfeito para uma história de amor deturpado, os segredos começam a ser revelados e os acontecimentos precipitam-se. Ela começa a descobrir que afinal nada é aquilo que parece e que coisas terríveis podem ser o escape para a liberdade.
“Os meus amigos quando souberam do livro ficaram surpreendidos e pensaram: ‘É uma nova maluqueira dele?”
(Edmundo Rosa)