É um dos rostos principais da informação da SIC, mas além disso, Clara de Sousa é uma cozinheira de mão-cheia! A pivô gosta de se dedicar à confeção de todo o tipo de receitas e partilha sempre com os seguidores no seu blogue www.claradesousa.pt e nas redes sociais. Clara de Sousa confeciona deliciosos bolos de azeite. Aprenda também a confecionar esta iguaria, ideal para os dias frios!

A jornalista fez um vídeo, que publicou na página, e fotos que partilhou nas redes sociais de uma deliciosa receita de bolos de azeite.
“Bolinhos de azeite, cada região tem os seus, mas no essencial são todos muito semelhantes. Esta semana trago uma receita que me foi passada por um orgulhoso neto de sua avó alentejana. São 7 ingredientes. E não precisam de máquinas, apenas de uma colher de pau”, escreveu primeiramente, antes de partilhar a receita completa!
“São fáceis, é tudo rápido, o azeite dá-lhes sabor e uma textura em que se desfazem na boca. Cheiram maravilhosamente bem. Eu diria que são tão bons para o chá”, escreveu, por fim, a jornalista.
A jornalista deixa a receita para que todos se aventurem na cozinha!
Siga a receita dos bolos de azeite deliciosos confecionados por Clara de Sousa:
Ingredientes:
- Ovos. 4 inteiros e uma gema para pincelar
- Azeite, claro. Mantém os bolinhos frescos e saborosos durante mais tempo.
- Açúcar amarelo, para mim, na dose certa.
- Canela e erva-doce. As especiarias que dão a estes bolinhos um aroma incrível.
- Raspa de um limão. O António diz que este é o grande segredo. Não pode faltar.
- Farinha com fermento. Podem usar a vulgar farinha para bolos.
De seguida, Clara explica passo a passo toda a preparação:
“Fazemos como sempre se fizeram – à mão. Basta uma taça e uma colher de pau. Misturamos todos os ingredientes, à excepção da farinha, e envolvemos muito bem.
Depois começamos a envolver a farinha até ficarmos com uma massa levemente peganhenta, mas que se untarmos as mãos já não cola. Não convém usar farinha a mais para que a massa não fique muito seca. Por isso, é melhor ir juntando pouco a pouco até percebermos que a massa está no ponto.
Agora só temos de fazer bolinhas e colocá-las em tabuleiros forrados com papel vegetal levemente untado com azeite. Podem fazer bolinhas mais pequenas, com cerca de 35 a 40 g de massa cada, ou bolas maiores com o dobro da massa, como fiz aqui. Com o forno já a pré-aquecer para os 180º C, pincelamos o topo dos bolinhos com gema desfeita numas gotas de água ou leite…
… e daqui seguem para o forno onde ficam até dourar – será entre 15 e 20 minutos. Os meus ficaram 20, mas como cada forno tem um comportamento diferente, o melhor é ficarem de olho. Não vale a pena dourarem em demasia para não secarem muito. Uma corzinha dourada é suficiente”.
Clara de Sousa deixa ainda uma dica:
“Estes bolinhos devem ser feitos de véspera porque, tal como outros bolos com azeite, sabem muito melhor no dia seguinte e no seguinte a esse. Apuram. É verdade!”
Confira, por fim, na galeria o passo a passo de todo o processo. Clara de Sousa confeciona deliciosos bolos de azeite!