É o marido da antiga jornalista da TVI que anuncia o falecimento da sogra. José Eduardo Moniz recorreu às redes sociais para dizer que a mãe da mulher, Tereza, de 89 anos, morreu, dedicando-lhe sentidas palavras
“Tereza era uma pessoa invulgar. Sempre a admirei pela sua sensibilidade, pela sua paixão pela Literatura, pela capacidade de acreditar que os sonhos só são impossíveis até se tornarem realidade”, começou por escrever na legenda da publicação o diretor-geral da TVI.
“Que dizer de uma mulher que foi capaz de desafiar os códigos do destino e de se aventurar pelos espinhosos caminhos da Universidade, até se doutorar, com enorme distinção, indiferente a preconceitos e depois de já ter criado três filhos ? O sangue e o apelido nunca foram desculpa nem resguardo”, continuou José Eduardo Moniz.
Faleceu mãe de Manuela Moura Guedes
E mais acrescentou: “Lutou para conseguir o que a sua vontade impunha e o seu coração determinava. Por tudo o que a vi viver, ela sim, foi uma verdadeira feminista. Livre, atrevida e culta”.
Por fim, José Eduardo Moniz conclui: Sentirei falta da sua argúcia, do seu humor alfinetado e do carinho com que gostava que a língua portuguesa fosse tratada. Sim, hoje, sinto-me mais pobre”.
Mas quem foi Tereza Moura Guedes? Natural de Torres Vedras, a mãe da jornalista licenciou-se em Filologia Românica em 1982. No entanto, em 1987 concluiu o Mestrado em Literatura Francesa, tendo concluído o doutoramento em Letras em 1998.
No entanto, Teresa Sousa de Moura Guedes foi também docente na Faculdades de Letras da Universidade de Lisboa, além de crítica literária. Ainda assim, a ligação de Tereza ao ensino levou-a, em 2002, a assumir o cargo de diretora-geral do Ensino Superior.
Portanto, uma senhora que se dedicou ao ensino e à língua portuguesa.
O funeral da mãe de Manuela Moura Guedes realiza-se amanhã, quinta-feira, 25 de janeiro, após a missa de corpo presente, agendada para as 14h30, na Igreja de S. João.