
Fotos: cindybreyner
Filha de Matilde Breyner esteve sete minutos sem respirar depois de nascer. A revelação foi feita pela atriz em entrevista no “Goucha”, esta tarde. Em conversa com Manuel Luís Goucha, a atriz recordou o drama que viveu no parto de Mia, que nasceu a 8 de dezembro de 2023.
“Estava a fazer força e senti que houve ali qualquer coisa que não estava a correr. O médico diz: ‘Vou ter de ir lá com ventosas puxá-la’. Tira-a, já depois de eu estar exausta, completamente exausta, e levam-na. Quando a levaram, fiquei logo em alerta. Nao, é suposto ela vir para o meu colo. Levaram-na, silêncio na sala, nada de bebé a chorar e eu começo a hiperventilar, a perguntar porque é que a minha filha não está a chorar, o que se passa?“, recorda.

“Houve sempre uma coisinha cá dentro que me disse que não me ia acontecer outra vez. Eu pensava: ‘eu sei que isto não me vai acontecer outra vez, mas o que é que me está a acontecer?!’ Não pode ser o mesmo. Tinha a certeza absoluta. Ela nasceu sem respirar, teve de ser reanimada durante sete minutos. Sete minutos sem ouvires um bebé chorar é uma eternidade”, conta, sem esconder a emoção.
“Às tantas ouço-a respirar, não a chorar mas a fazer barulho. Sosseguei e a médica que a estava a reanimar pô-la em cima de mim e só me me lembro de sentir a boca dela aqui na minha e ainda nada, slêncio total e a médica disse que tinha de a levar para a Neonatologia, mas despeça-se dela, fale com ela. E eu comecei a falar com ela: ‘Mia, está aqui a mãe’. E, de repente, ela enche os pulmões de ar, desata num pranto como eu nunca mais a ouvi chorar (…) e a médica disse ‘esta bebé não vai a lado nenhum, esta bebé fica aqui com a mãe, esta bebé precisa da mãe”, acrescenta a atriz, de 39 anos.
Recorde-se que, em 2022, a atriz e o marido, o ator Tiago Felizardo sofreram uma perdea gestacional:
“É com o coração desfeito e muitas lágrimas nos olhos que escrevemos estas palavras para vos dizer que a nossa gravidez não evoluiu. A nossa filha Zoe é agora uma estrela no céu. Agradecemos todo o carinho e apoio e pedimos que respeitem este momento de dor em que o nosso mundo está virado ao contrário. Matilde & Tiago “, escreveram nas suas redes sociais.