
Finalmente “Setembro” chegou! TVI ganha o mês ao fim de 5 anos a perder para a SIC. No mês em que o canal de Queluz de Baixo celebrou o seu 31º aniversário, continuam os festejos. É que após 60 meses a perder, o canal regressa à liderança. Nos corredores da TVI festeja-se a tão desejava vitória. Este era o maior desejo de Cristina Ferreira (diretora de Entretenimento e Ficção da TVI e administradora executiva da Media Capital Digital) que, desde o seu regresso ao 4º canal (o que aconteceu em 2020), prometia a liderança mensal. “Setembro é já amanhã” levou mais de três anos a chegar. Mas chegou…
A grande aposta na nova novela “Cacau” nos serões, as galas e emissões diárias de “Big Brother – Desafio Final” com Cláudio Ramos ou ainda as manhãs de “Dois às 10” (com Cristina e Cláudio atualmente ao comando), ajudaram a devolver a vitória ao canal, não esquecendo as emissões de “Goucha” ou a gala de aniversário do canal em direto do Casino Estoril no passado dia 18.

O que dizia Daniel Oliveira há um mês
Ao longo dos últimos 60 meses (nomeadamente 5 anos), o diretor de Programas da SIC teve grandes motivos para festejar. O canal liderou frente à concorrência indiscutivelmente. A vitória estendeu-se a vários targets comerciais e foi o canal que mais subiu face ao último dezembro. Mas a franca a adesão do público a formatos de ficção nacional (nomeadamente à novela “Papel Principal”) ou ao reality show “Era Uma Vez na Quinta”, não ajudaram o canal a consolidar agora a sua liderança.
Ou seja! No mês em que a estação de Paço de Arcos estreou uma nova novela (“Senhora do Mar” arrancou a 5 de fevereiro), o canal não conseguiu assim um resultado melhor do que a rival. TVI. “Obrigado por estes 5 anos! São 60 meses que nos motivam a fazer mais e melhor. Em fevereiro, temos muitas novidades, a primeira das quais já na próxima segunda-feira, dia 5, com a estreia de ‘Senhora do Mar’, a nova novela da SIC”, partilhava dessa forma Daniel Oliveira nas suas redes sociais no primeiro dia de fevereiro.
Resta por fim saber se a SIC conseguirá “dar a volta” ao resultado ou se estará aqui a iniciar-se uma nova “era na televisão”. Será que o “Setembro é já manhã” que Cristina Ferreira tanto apregoou finalmente chegou à TVI?

“Não nego que, quer a Cristina quer a sua equipa, quando entrei na TVI, me olharam com alguma reserva. Eu percebia isso. Porque provavelmente achavam que eu ia destruir tudo aquilo que eles tinham montado”
(José Eduardo Moniz no programa “Goucha”)