
A casa real espanhola informou que a rainha Sofia foi hospitalizada na noite da última terça-feira, 9 de abril, devido a uma infeção urinária. A mãe do rei Felipe VI foi levada para a clínica Ruber, em Madri, onde está a ser assistida. De acordo com informações da casa real, a matriarca da família encontra-se em observação e tem um quadro que evolui de forma rápida e favorável.
De recordar que, aos 85 anos, essa é a primeira vez que uma infeção leva a rainha Sofia a ser hospitalizada. Anteriormente, só esteve internada para dar à luz o rei Felipe VI, em 1968. Sendo assim, Sofia goza de boa saúde e é presença assídua nos compromissos oficiais da realeza espanhola.
Corrupção e separação polémica
Sofia foi casada com o rei Juan Carlos de Espanha, que abdicou do trono em 2014. A 2 de junho Juan Carlos anunciou a sua abdicação a favor do príncipe Filipe. Na verdade, o chefe de Estado espanhol foi “obrigado” a fazê-lo depois do escândalo de corrupção em que o seu nome estava envolvido, assim como a revelação pública da existência de uma amante, a alemã Corinna Larsen, também ela ennvolvida no caso de corrupção. Juan Carlos saía assim pela porta pequena e arrastava consigo a rainha Sofia.
Sofia e Juan Carlos estão separados há quatro anos e vivem vidas distintas. Entretanto, os dois reuniram-se para o casamento dos príncipes da Jordânia, em junho de 2023. Desde então, participaram de outros compromissos oficiais.
Com 45 anos, Felipe, o príncipe das Astúrias, subia assim ao trono a 14 de junho, numa cerimónia marcada também pela austeridade que se fazia sentir na sociedade espanhola e nascia então uma das grandes figuras desta atual monarquia: a rainha Letizia, a antiga jornalista e plebeia de nascimento.
Em 2020, depois do Supremo Tribunal ter dado início à investigação desse mesmo caso de alegada corrupção, o rei emérito, Juan Carlos comunicou ao filho, o rei Felipe VI, a decisão de abandonar Espanha para viver em Abu Dhabi.