Daniela Ventura nunca escondeu que entrou no “Big Brother” também para realizar o sonho de ser atriz. A jovem de 23 anos quer seguir carreira no mundo da ficção, contudo, muitos admiradores questionam-se se conseguirá. Isso porque Daniela é muçulmana e usa o hijab, o que muitos consideram uma condição difícil para a profissão de atriz.
No “Dois às 10” desta quarta-feira, 31 de julho, Daniela falou do tema. O assunto surgiu quando Cláudio Ramos perguntou como Daniela Ventura pretende fazer para ser atriz e continuar a usar o hijab nos seus trabalhos. “Tenho de estar sempre de hijab, isto é um facto. Independentemente de eu estar a representar um papel, o corpo é meu. Estou condicionada em muitos aspetos, mas que eu aceito. Se eu escolhi usar o hijab, consigo lidar com essas coisas”.
Depois, a jovem recordou que há “muitas atrizes hijab” e depois explicou. “Há pessoas que estavam com alguma doença e tinham que usar um lenço. Ou por estilo das pessoas… Ou simplesmente, não comentar. Eu posso ter uma personagem onde eu não tenho de ser muçulmana, posso só usar o lenço”.
“As pessoas às vezes integram uma coisa, integram outra… E eu gostaria que pudessem integrar isto”, diz ainda a jovem. “Olhem para isto como o meu cabelo”, brinca ainda.
Apesar de ser pouco comum em Portugal, em outros países há muitas personalidades públicas que defendem o direito ao uso do hijab. Uma delas é a supermodelo Halima Aden, que é somali e norte-americana, e usa o véu em todos os desfiles e sessões fotográficas, inclusive para revistas como a Vogue. “Mulher nenhuma deveria ser forçada a usar um hijab e mulher nenhuma deve ser forçada a tirá-lo”, disse, em entrevista à BBC.