Afonso Leitão foi o penúltimo a entrar na “Casa dos Segredos”, mas já dá que falar. O sorriso está presente, mas, na verdade, esconde um passado dramático. Em conversa com alguns colegas de reality show, o próprio recordou os episódios de violência que vivenciou.
Segundo o antigo paraquedista, ele e o irmão mais velho foram viver com o pai após a separação dos progenitores. Ainda chegaram a ficar ao cuidado dos avós, mas nunca se largaram. A mãe de Afonso, essa, viveu um verdadeiro inferno nas mãos do pai dos seus dois filhos mais velhos. “O meu pai perseguia a minha mãe. Ela chegou a ir parar ao hospital com 20 e tal hematomas”, disse, recordando que, numa fase em que a progenitora já havia refeito a vida ao lado do padrasto, pai dos seus irmãos mais novos, acabaram por mudar-se todos para Alcochete.
Mas o pesadelo não terminou. “Quando fomos estudar para Alcochete o meu pai começou a perseguir o meu irmão mais velho e, então, houve muitos esquemas”, descreveu, exemplificando um momento em que o irmão quase foi raptado pelo pai. Apesar de todos estes episódios, os dois chegaram a ter de manter contacto com o progenitor.
Relato dramático
“Havia vezes em que o tribunal que dizia que ele não se podia aproximar; depois, passados uns anos, disse que já podia visitar, a aí, nessas vistas, ele passou a violência para mim e para o meu irmão. Depois voltou a ser proibido de se aproximar de nós”, recordou.
Aos 16 anos, Afonso viveu outro episódio marcante. O irmão já era maior de idade e ele teve de fazer “uma espécie de reuniões com uma assistente da Segurança Social e uma psicóloga numa instituição em Lisboa”. “Fui lá duas vezes e, na terceira vez, elas anunciaram que o meu pai ia estar presente. E eu disse: ‘Se ele estiver eu não venho’. Acabei por ir uma vez, durou cinco minutos. Peguei em mim e vim-me embora”, acrescentou. Desde o momento em que atingiu a maioridade, nunca mais viu o progenitor. Hoje, Afonso idolatra o irmão e agradece ao padrasto, que considera seu pai. “O meu padrasto aparecer foi a melhor coisa que me aconteceu. Já consegui ter uma mãe presente.”
A revista TvMais descobriu o segredo que Afonso Leitão levou a “Casa dos Segredos”. Saiba mais aqui.